Banco de Alimentos de Ubá tem projeto reconhecido durante Encontro Nacional

O projeto Roça Variada do Banco de Alimentos (BA) de Ubá foi uma das cinco iniciativas inovadoras apresentadas durante a programação do Encontro Nacional de Bancos de Alimentos, realizado virtualmente nos dias 08 e 09 de novembro. As experiências exitosas foram selecionadas pelo Edital de chamamento público da Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA).

Banco de Alimentos tem projeto reconhecido durante Encontro Nacional

Projeto Roça Variada foi uma das cinco iniciativas inovadoras selecionadas 

O projeto Roça Variada do Banco de Alimentos (BA) de Ubá foi uma das cinco iniciativas inovadoras apresentadas durante a programação do Encontro Nacional de Bancos de Alimentos. A divulgação das experiências exitosas, selecionadas pelo Edital de chamamento público da Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA), teve como objetivo contribuir para o fortalecimento dos equipamentos, através do compartilhamento de metodologias que possam ser replicadas, continuadas, ampliadas ou aprimoradas por outros bancos de alimentos.

O Encontro Nacional, realizado de forma online nos dias 08 e 09 de novembro, reuniu bancos de alimentos públicos e privados, organizações da sociedade civil, gestores municipais, além do Ministério da Cidadania, do SESC Mesa Brasil, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para debater a redução da perda e do desperdício e o fortalecimento do processo de captação de doações, armazenamento e distribuição dos alimentos com qualidade a quem mais necessita, promovendo o Direito Humano à alimentação adequada.

Durante o evento, o projeto ubaense foi apresentado pela gestora do Banco de Alimentos (BA) de Ubá, a Nutricionista Gisely Peron Gasparoni. “Estar entre as iniciativas selecionadas, disputando com projetos de entidades renomadas e com políticas de Estado de diversos locais do Brasil, é motivo de muito orgulho e felicidade para todos nós. Fomos o único município do interior e da Zona da Mata entre os contemplados pelo Edital. Esse é um reconhecimento muito importante do trabalho desenvolvido pelo Banco de Alimentos e pelos nossos parceiros no município”, afirmou Gisely.

Confira as iniciativas inovadoras para a Gestão de Banco de Alimentos selecionadas:

1º Lugar: “Férias sem Fome” – Rede Mesa Brasil SESC/Minas Gerais.

2º Lugar: “A experiência desruptiva do Banco de Alimentos” – Complexo Nova Ceasa Social/Piauí.

3º Lugar: “Inovação em práticas de arrecadação e distribuição de doação de alimentos” – Ceagesp/São Paulo.

4º Lugar: “Roça Variada” – Banco de Alimentos de Ubá/Minas Gerais.

5º Lugar: “Banco de Alimentos: Base para Segurança Alimentar” – Banco de Alimentos de Araraquara/São Paulo.

Projeto Roça Variada

Criado em 2010 e implementado a partir de outubro de 2021, o projeto Roça Variada visa o fomento ao cultivo sem agrotóxicos e de maior variedade de alimentos por agricultores familiares do município, objetivando o aumento da lucratividade dos produtores, uma vez que amplia as opções de mercado, além da melhoria do perfil nutricional dos beneficiários do BA, graças à variação dos itens comercializados pela agricultura familiar nas políticas públicas.

O projeto, que conta com a participação de 72 agricultores familiares, é executado pelo Banco de Alimentos de Ubá, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ubá, com a Emater-MG e com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema FAEMG SENAR).

Para implementação e desenvolvimento do Roça Variada, a equipe técnica do BA, juntamente com as entidades parceiras, realiza grupos para abordagens de técnicas diversificadas de cultivo; elaboração de material didático e disponibilização de informativos de apoio; reuniões com agricultores familiares a fim de triagem e levantamento de demandas; visitas técnicas nas propriedades, com suporte técnico de uma nutricionista e do engenheiro agrônomo do Sindicato dos Produtores Rurais de Ubá, e cursos de capacitação para os produtores.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ubá

(32) 3301-6107

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.