Atendimento Educacional Especializado de Ubá supera obstáculos do ensino remoto

Ubá: Atendimento Educacional Especializado supera obstáculos do ensino remoto

A educação de estudantes com deficiência tem sido um grande desafio para a comunidade escolar durante a pandemia. Os prejuízos para esses alunos no ensino remoto podem ir desde o acesso a tecnologias especializadas de aprendizagem à perda de convívio e rotina.

Diante deste cenário, e buscando superar os obstáculos do ensino à distância, em Ubá, o Centro de Atendimento Educacional Especializado “Professora Maria Apparecida Condé” (CAEE/Ubá), da Secretaria Municipal de Educação, está desenvolvendo, desde o início da pandemia, um trabalho pioneiro de assistência educacional aos alunos da educação especial do município e de orientação às famílias.

Kits de materiais adaptados, como régua de leitura, lupa e adaptador para lápis, além de atividades planejadas para as necessidades específicas de cada estudante estão sendo entregues aos pais e/ou responsáveis durante atendimentos presenciais individuais. Nos encontros, que ocorrem a cada 22 dias, os familiares são instruídos pela equipe técnica e professores do CAEE sobre como as atividades devem ser desenvolvidas em casa.

Através do canal de whatsapp “Suporte CAEE Família”, a equipe técnica do Centro faz o acompanhamento dos estudantes e da execução das atividades domiciliares. Ainda por meio da rede social, técnicos e professores dão dicas e orientações; esclarecem dúvidas e promovem ações educacionais complementares como a leitura de livros e contação de histórias.

“Iniciamos esta experiência do ensino remoto para os alunos da educação especial já no ano passado, desde o início da pandemia, e ao longo do tempo adaptamos o nosso trabalho para atender melhor os alunos e seus familiares. Alteramos a frequência dos atendimentos presenciais de orientação aos pais e responsáveis, passando de 15 para 22 dias o intervalo para os encontros e para a devolução dos materiais. Com isso, notamos que a rotina de realização das atividades melhorou, contando com mais engajamento das famílias e causando menos estresse e ansiedade nos estudantes. Também aumentamos os níveis de planejamento das atividades para incluir novas especificidades e poder atender às necessidades de cada aluno, a fim de proporcionar uma melhor evolução das habilidades básicas e sociais e do aprendizado. Desta forma, observamos que além de frear regressos da função motora; questões psicológicas e alterações comportamentais, consequência do isolamento social, esse modelo pedagógico adotado pelo CAEE, possibilitou certo nível de desenvolvimento até mesmo em estudantes com deficiência mental grave”,  explicou a Coordenadora Geral do CAEE, a Psicopedagoga Institucional Valéria Monteiro Oliveira Rodrigues.

Apoio das famílias

Para Valéria Monteiro, o apoio das famílias tem sido um fator fundamental para vencer os obstáculos do ensino remoto. “Na situação inusitada do isolamento social, a criação de um modelo pedagógico de atendimento educacional especializado se tornou um desafio tão grande quanto o combate em si ao vírus. Sendo assim, buscamos mecanismos próprios, após pesquisas e estudos, que culminaram nesta proposta adotada, que hoje é exitosa graças ao apoio das famílias. O distanciamento imposto pela pandemia aproximou as famílias do CAEE, permitiu que elas conhecessem e valorizassem o trabalho desenvolvido e que atuassem conjuntamente com Centro no processo educacional dos seus filhos. Hoje temos mais de 90% de retorno das atividades. Além disso, percebemos que os pais também estão se envolvendo mais nas tarefas escolares, nos atendimentos e em outras ocupações que antes acabavam ficando sob a responsabilidade das mães”, afirmou.  

CAEE Ubá

O Centro de Atendimento Educacional Especializado “Professora Maria Apparecida Condé” (CAEE/Ubá) presta assistência educacional a alunos com especificidades como deficiência auditiva, física, visual e múltipla; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Transtorno Opositivo e Desafiador (TOD); microcefalia; dislexia; disgrafia; disortografia; Síndrome do X Frágil; Síndrome de Down; apraxia da fala; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Déficit de Atenção (DE).

Atualmente, o CAEE Ubá atende, no período do contraturno escolar (educação regular), cerca de 350 estudantes, com idade acima de 02 anos e 08 meses, das redes municipal e estadual de ensino e conta com uma equipe técnica composta por 16 profissionais, sendo uma coordenadora, 10 professores, uma psicopedagoga, uma assistente social, 02 monitores e um estagiário.

Legenda fotos:

Foto 1: Equipe do CAEE – Planejamento e elaboração das atividades e kits de materiais utilizados durante o ensino remoto.

Fotos 2, 3 e 4 : Kits de materiais – atividades são planejadas de acordo com a especificidade de cada estudante atendido.

Foto 5: Entrega das atividades – Familiares são instruídos pela equipe técnica do CAEE sobre a realização das atividades em casa.

Fotos 6, 7 e 8: Equipe técnica do CAEE acompanha a execução das atividades domiciliares através do Whatsapp.

Foto 9: Ações educacionais complementares e atividades que melhoram a função motora também são propostas.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ubá
 

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.