Ubá inicia vacinação com enfermeira da UTI COVID

O município de Ubá já iniciou a aplicação das doses de vacina Coronavac, contra a COVID-19. Um ato simbólico realizado no Hospital Santa Isabel marcou o início da vacinação na cidade. A enfermeira Maria das Dores Ribeiro Modesto, conhecida como Dorinha, Coordenadora da UTI Covid, foi a primeira pessoa vacinada no município, representando todos os profissionais de saúde.

A solenidade foi transmitida ao vivo pelos canais da Prefeitura. O prefeito Edson Teixeira Filho abriu o evento, o qual classificou em sua fala como “o primeiro ato de libertação” da pandemia. “Destaco aqui que iremos cumprir integralmente o que for determinado pelo Estado e pelo Ministério da Saúde nessa campanha de imunização. Temos que agradecer a todos que fizeram essa vacina acontecer e deixar claro que ao município cabe executar essa campanha com eficiência, sem protagonismo”, destacou.

O vice-prefeito e secretário municipal de saúde, médico Antônio Carlos Jacob, foi o responsável pela aplicação da primeira dose da vacina. Após a enfermeira Dorinha, também foram imunizadas a Técnica em Enfermagem Sônia Maria Lopes e a médica Andréa Honorato, todas com atuação na UTI COVID.

Grupos Prioritários

Logo após o ato simbólico, a vacinação dos profissionais de saúde teve início na cidade, nos hospitais Santa Isabel, São Vicente de Paulo e São Januário. Veja abaixo a relação de grupos prioritários definida pela Secretaria Municipal de Saúde, em consonância com as diretrizes estaduais e nacionais, para esta primeira fase da campanha.

Doses

O município de Ubá recebeu da Gerência Regional de Saúde, na manhã de hoje, 3.908 doses da vacina. Com a necessidade de aplicação de duas doses do imunizante, 1954 pessoas serão vacinadas nesta etapa da campanha. O envio de mais doses é aguardado para as próximas semanas.

Os frascos referentes à segunda dose estão sob a guarda da GRS, que irá centralizar o armazenamento em local adequado, com refrigeração e vigilância 24 horas da Polícia Militar.

“Sabemos que a vacinação ainda é tímida, mas as outras doses virão com certeza. Esse é o início, mas iremos avançar. Eu espero a partir de agora que tenhamos a esperança renovada e este possa ser o início do controle, de fato, desta doença.”, finalizou o prefeito Edson Teixeira Filho.

Ato simbólico

Participaram do ato, além do prefeito Edson e do vice-prefeito Antônio Carlos, servidores da Saúde responsáveis pela imunização; a Diretora da GRS Aline Almeida; a administradora e o Diretor Técnico do Hospital Santa Isabel, Rosângela Alfenas e Luis Fernando Caputo; o secretário de Governo Vinícius Samôr de Lacerda; o secretário de Desenvolvimento Social Flávio Monteze; a Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Dulcinea Thinassi.

Relação dos Grupos Prioritários em Ubá na 1ª fase (considerando as primeiras 1.954 doses)

– Trabalhadores na UTI COVID HSI;

– Trabalhadores da Saúde nos Hospitais Santa Isabel, São Vicente de Paulo, São Januário e Fhemig;

– Trabalhadores da Saúde na Unidade de Atendimento Municipal COVID-19 (Casa de Oração);

– Idosos residentes e trabalhadores da Saúde no Asilo São Vicente de Paulo e Lar João de Freitas;

– Residentes do Serviço de Residência Terapêutica;

– Linha de frente das Estratégias de Saúde da Família;  

– SAMU;

– Corpo de Bombeiros;

– Motoristas do Setor de Transportes Assistenciais da SMS;

– Servidores do setor de Epidemiologia que atuam direto com os prestadores hospitalares;

– Linha de frente Policlínica Regional.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ubá

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.