Prefeitura inaugura Praça Francisco Seno e Academia da Saúde no Eldorado

 

Dentro da programação dos 161 anos da cidade, a Prefeitura de Ubá inaugurou, na noite de terça-feira (26) no bairro Eldorado, a Praça Francisco Seno e a Academia da Saúde no local.

Durante o evento o Prefeito Edson Teixeira Filho destacou o compromisso da administração em dar continuidade a todas as obras iniciadas em governos anteriores. “Esta obra estava paralizada devido a diversos problemas como a liberação de recurso e nossa gestão têm, não só o compromisso, mas a obrigação de dar continuidade a todas as intervenções onde foram aplicados recursos públicos. E isso estamos fazendo: calçamentos, construção de creches, reformas de praças, entre outros, foram retomados e concluídos dentro das possibilidades orçamentárias do município, independente se receberemos ou não recursos federais ou estaduais”, comentou o prefeito que ainda frisou “este é o motivo principal para estarmos aqui e ter a oportunidade de homenagear este ubaense por merecimento. Uma pessoa que nos dá orgulho por ter sido nosso antecessor na profissão, um profissional inovador e competente”.

A inauguração da praça aconteceu após obra executada através de recursos municipais. As intervenções (paisagismo, instalação elétrica e luminárias, pavimentação, construção de escadas de acesso e de bancos de concreto) fazem parte de um conjunto de ações da Prefeitura, através das Secretarias de Obras, e de Ambiente e Mobilidade Urbana, que visam implantar o uso ordenado e sustentável a partir da recuperação, revitalização e reestruturação dos espaços públicos e das áreas verdes, tornando assim a cidade mais agradável, dando mais qualidade de vida, segurança e acessibilidade às pessoas, e possibilitando a promoção do lazer e turismo no município.

A instalação da Academia da Saúde, realizada por meio de convênio firmado entre o Ministério da Saúde e o Município, cumpre o objetivo de contribuir para a promoção da saúde da população, no âmbito da atenção básica.

Dulcinea Thinassi Perini, secretária municipal de Saúde, falou sobre a importância de equipamentos como a Academia da Saúde para promoção da saúde e bem estar. “Nosso dia-a-dia na saúde é muito voltado para tratar pessoas, liberação de exames, focando muitas vezes na parte curativa. Quando inauguramos um equipamento como este estamos promovendo saúde. Permite que as pessoas tenham mais condições de praticar atividade física, através de um espaço de convivência, cultural e de lazer trazendo mais qualidade de vida para a população”, afirmou.

Os netos do Sr. Francisco Seno, Éric Seno Barreto e Myriane Seno Barreto contaram aos presentes um pouco da biografia do avô, que veio da Itália para o Brasil aos 25 anos de idade após fugir dos campos de batalha da 1º Guerra Mundial e se fixou em Ubá . “Vovô viu de perto os horrores da guerra, largou tudo que tinha na Itália e optou por vir viver. Ele era uma pessoa extremamente correta, alegre, carinhosa e que adorava receber as pessoas. Um profissional exemplar que deixou sua marca na construção civil em diversos locais em Ubá como a Igreja do Rosário”, comentou Myriane.

O descerramento da placa de inauguração foi coberto de emoção por parte dos famíliares do homenageado, principalmente para Angelina Seno Barreto, filha de Francisco Seno.

O evento contou ainda com o plantio de uma muda de árvore Quaresmeira, espécie da mata atlântica representando a memória do Sr. Francisco Seno e seu legado, e ao mesmo tempo o compromisso da Prefeitura de Ubá com o meio ambiente e com a manutenção de seus espaços públicos e de lazer.

O grupo Sambasô, com um show acústico, animou a comunidade presente.

Também participaram da solenidade de inauguração: o Deputado Estadual Dirceu dos Santos Ribeiro; o assessor do Deputado Estadual Fred Costa, Dr. Otávio Henrique Brás da Silva, diversos Secretários Municipais, servidores, familiares do homenageado, comunidade do bairro Eldorado e imprensa.

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.