Nota 02 – Resposta à enchente de 07/04/2020
Ubá enfrenta, novamente, a maior enchente de sua história
Pela terceira vez em 2020, Ubá sofreu, no dia 07 de abril, com o extravasamento do Ribeirão Ubá de sua calha. A cheia provocou inundação em vários pontos da cidade.
Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, choveu na área urbana cerca de 128mm em duas horas. A contribuição da chuva nas cabeceiras do Ribeirão Ubá também foi predominante para a rápida elevação do nível do rio.
A Prefeitura, através do Decreto Municipal 6.370/2020, estabeleceu Situação de Emergência na cidade em razão da enchente (decreto segue anexo).
Segue balanço atualizado das ações desenvolvidas pela Prefeitura em resposta aos estragos da enchente:
– O número de desalojados permanece 432. Todos encontram-se em casas de familiares e/ou amigos. O número de desabrigados é 6 (uma família da região da Barrinha).
– Serviço de limpeza é realizado na Avenida Beira-Rio, Calçadão Deputado Ibrahim Jacob e adjacências. Servidores das Secretaria de Ambiente e de Obras atuam neste serviço. Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social também apoiam os comerciantes na limpeza dos estabelecimentos afetados nesta região.
– Além dos dois imóveis que desabaram na noite da enchente, situados no bairro Waldemar de Castro e na rua Rio Grande do Sul, outro imóvel foi interditado pela Defesa Civil na manhã de hoje (09): trata-se de um prédio comercial, com uma loja em funcionamento, situado à margem do Ribeirão Ubá na esquina das ruas São José e Duque de Caxias. A interdição ocorre em razão do solapamento de margem da estrutura de contenção do imóvel.
– Um caminhão da Prefeitura atua no recolhimento de móveis, colchões, dentre outros itens depositados em via pública após a enchente. Apenas ontem, nove viagens foram feitas para o local provisório de descarte desses materiais inservíveis.
– A Prefeitura reforça o pedido para que as pessoas fiquem em casa. Além de medida preventiva eficaz contra a COVID-19, o movimento de pessoas nas ruas atrapalha as ações de limpeza. Na Avenida Beira-rio, diversos trechos estão com trânsito impedido visando a segurança dos servidores, também evitar aglomerações e otimizar o serviço de limpeza.
– A Prefeitura reforça o pedido para que a população economize água, especialmente tendo em vista que a ETA Miragaia continua em manutenção.
– A COPASA apoia a Prefeitura com um caminhão hidrojato carregado de água imprópria para consumo, visando a limpeza das ruas e a desobstrução dos bueiros.
– Cerca de 330 kits de alimentos, higiene e limpeza já foram distribuídos para famílias afetadas pelas enchentes. Outros 1000 litros de água sanitária, além de vassouras e rodos, foram distribuídos em comércios atingidos pelas águas.
– Estima-se que 2.250 litros de água mineral sejam distribuídos pela Secretaria de Desenvolvimento Social entre os dias 8 e 10 de abril.
– Equipes da Secretaria de Cultura e de Desenvolvimento Social atuam ainda no recolhimento de doações externas, na triagem das doações recebidas, e na entrega dos kits.
– Diversas empresas, Prefeituras e pessoas físicas apoiam as ações de limpeza de maneira voluntária. A Prefeitura de Ubá, em nome de todos os servidores e toda população, agradece a todos.
Atenção: Diversos problemas já decorrentes das enchentes anteriores foram agravados, como danos em cabeceiras de pontes e erosões. Novas vistorias estão sendo feitas. Orienta-se a população que não se aproxime das áreas mais afetadas.
A Prefeitura conta com a mobilização e solidariedade da comunidade para a doações dos seguintes itens: água mineral, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, botas de plástico (a partir do nº 37), rodos, vassouras, luvas , baldes e pano de chão. O Ponto de Coleta será no Fórum Cultural, situado na Praça São Januário, de 7h às 17h.
ATENÇÃO: As medidas preventivas contra a COVID-19 devem permanecer. Evitem aglomerações, façam a higiene das mãos, deixem os ambientes ventilados. SE PUDER, FIQUE EM CASA.
– Total de 54 ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros ontem (08), em razão das chuvas, sendo: 49 em vistoria/risco de enchente, inundação ou alagamento, 1 perigo de derrapagem e 4 vistorias em risco de desabamento ou soterramento.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ