CORONAVÍRUS: CINCO PESSOAS ESTÃO INTERNADAS SENDO QUE DUAS SÃO CRIANÇAS

Comunicado oficial 26 / COVID-19

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

– Ubá possui um (01) caso confirmado de COVID-19. 
– Quinze (15) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e ainda aguardam resultado do exame. Ou seja, quatro novos casos são investigados, com coleta de exame. 
– Em relação ao número de casos monitorados, apresentamos uma mudança na forma de numerar os casos: 42 casos que eram contados como monitorados (sem coleta de material) foram descartados devido ao transcorrer do prazo de 14 dias. Todos apresentavam sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste, por isso eram monitorados. Com isso, o número atual de pacientes monitorados é de trinta e um (31)
– Com a mudança de status dos casos monitorados, temos agora 81 casos descartados para COVID-19. Destes, um total de 39 receberam resultados negativos para COVID-19.
– O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e vinte e quatro (128).

Esclarecimentos/Internações (total de 5 internados):

Dos casos novos, temos duas crianças, ambas na faixa etária de 0 a 5 anos, sendo que:
1) NOVO: uma encontra-se internada na UTI pediátrica com suporte ventilatório;
2) NOVO: uma internada em leito clínico de isolamento; 
3) PERMANECE:  paciente do sexo feminino, faixa etária de 80 a 85 anos, com sintomas de leve a moderados, internada em leito de isolamento. 
4) PERMANECE:  criança na faixa etária de 0 a 5 anos, com sintomas gripais, em leito de isolamento, 
5) PERMANECE:  paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável.  
Importante esclarecer que:

Os teste rápidos para COVID-19 para os municípios serão fornecidos pelo Ministério da Saúde. 
Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados. 

Orientações à comunidade/ NOVO NÚMERO DE WHATSAPP

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco. 

Para quem chega de viagem, considerando a transmissão comunitária em todo país, é solicitado comunicar a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através dos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana e feriado prolongado, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através dos números 3301-6503 ou 3301-6108 (somente mensagem, não atende ligação). 

– Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias. 

– Caso não apresente nenhum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 7 dias. 

A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, ou coriza, ou dificuldade respiratória. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda. 

 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ
 

Comentarios

  1. Isso tem que acabar cada chuva forte sofremos com perdas de móveis alimentos os lojistas no prejuízo Ubá tem que melhorar ñ piorar meu Deus isso tudo que ta acontecendo é um absurdo

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.