Um disco em homenagem a Ary Barroso por Alice Passos, André-Pinto Siqueira e Maurício Massunaga

Alice Passos, André-Pinto Siqueira e Maurício Massunaga acabam de lançar, em todas as plataformas digitais, o disco “Ary”. Uma homenagem a Ary Barroso. No álbum, a cantora e os dois violonistas desfilam clássicos e músicas menos conhecidas do repertório do compositor mineiro. São dez composições nas quais o trio imprime sua personalidade em arranjos inspirados e no canto de Alice ressaltando a grandeza da obra de Ary Barroso.

 

O Disco

Atravessando várias fases da obra de Ary Barroso, o disco tem quase todo o repertório composições somente do compositor, com apenas duas músicas em parceria com Luiz Peixoto: “Na Batucada da Vida” e “Por Causa Desta Cabocla”. Os arranjos são dos três músicos Alice Passos, André-Pinto Siqueira e Maurício Massunaga, com exceção de “Canção em Tom Maior”, de Siqueira e “Na Baixa do Sapateiro”, de André e Maurício.

Músicas:
1 – Na Batucada da Vida
2 – Inquietação
3 – Faixa de Cetim
4 – Por Causa Desta Cabocla
5 – Chorando
6 – Camisa Amarela
7 – Canção em Tom Maior
8 – Pra Machucar meu Coração
9 – Morena Boca de Ouro
10 – Na Baixa do Sapateiro

Sobre o disco – por Mauricio Carrilho

Quando Alice me ligou pedindo pra escrever o texto deste trabalho e me disse que o repertório era todo de Ary Barroso, eu já me animei. Ary é daqueles compositores cujo repertório só permite ao selecionador a opção de acerto. Impossível escolher errado, só deixou pérolas.  Tive a sorte, durante minha vida, de lidar com as belezas deixadas por Ari, fazendo arranjos e acompanhando grandes intérpretes. Um desses trabalhos foi o derradeiro registro de nossa gigantesca e divina Elizeth Cardoso: Ary Amoroso. Por tudo isso fico bem à vontade pra falar desta realização e, confesso, gostei muito! 

Pra começar eu não conhecia com a devida profundidade os violões de Maurício Massunaga e André Siqueira, embora tenha sempre ouvido falar muito bem deles. Agora eu posso falar: são duas feras e mais que isso, parece que passaram a vida tocando juntos. Sincronia perfeita, de toques e pensamentos, embora seus estilos venham de escolas bem distintas. Isto é muito difícil de acontecer com dois violonistas, mas pra eles parece tudo fácil. As soluções rítmicas e harmônicas encontradas para a variada paleta de cores existente na obra deste genial compositor, foram sempre de extremo bom gosto, limpas, precisas, e este foi mais um golaço da dupla André e Maurício. É sempre muito bom ver acontecer um acompanhamento ativo, presente e que, ao mesmo tempo, oferece ao canto o espaço necessário para que ele se espraie, e assim foi. Alice cantou o tempo todo acolhida, inteira, como eu nunca tinha ouvido. 

Faz tempo que Alice vem cantando bonito mas este registro revela um passo adiante no seu amadurecimento. Precisa, afinada, elegante e delicada, ela caminha pra ser uma das principais cantoras da música brasileira.

O som das gravações é lindo, canto, acompanhamento e solos, idem.

No meio de tanta grosseria rolando por aí, acuados pela violência de uma pandemia, enfim, encontramos luz no fim do túnel. É muito bom descobrir parceiros de um Brasil generoso e musical. Agradeço a vocês por isso. Obrigado, Alice, André e Maurício.

Mauricio Carrilho, 21 de julho de 2020.

Sobre os músicos

Alice Passos
Filha de uma multi-instrumentista e de um luthier, Alice Passos estreou cedo – com apenas 9 anos integrou o coro infantil de um disco do Quarteto em Cy. No mesmo ano, entra para o Flautistas da Pro Arte (que depois se tornaria a Orquestra de Sopros da Pro Arte), onde ficaria por 15 anos, apresentando-se no Brasil e exterior, tocando com Gilberto Gil e se apresentando, em homenagens históricas, para gente como o próprio Gil, Moacyr Santos, Hermeto Paschoal, entre outros. Em 2011, passa a integrar também a Orquestra Corações Futuristas, idealizada e regida por Egberto Gismonti. Em 2016, lança seu primeiro trabalho solo “Voz e violões”, no qual convidou 13 compositores/violonistas a criarem arranjos e tocarem suas canções ao seu lado. O disco de estreia rendeu elogios da crítica especializada de todo país. O ano de 2020 é marcado pelo lançamento de seu disco dedicado a Ary Barroso, ao lado dos violonistas André Siqueira e Mauricio Massunaga, e pela sua incursão nas interações virtuais através de entrevistas e saraus em lives em suas redes sociais.

 

André-Pinto Siqueira
O violonista André-Pinto Siqueira é vencedor de dois prêmios no âmbito nacional: o Prêmio Chico Mário de Violão 2018 e o Prêmio MIMO Instrumental 2017. Já se apresentou na Suíça, Reino Unido, França, Portugal, Espanha e por todo o Brasil, tocando e gravando com os mais variados nomes (Orquestra Sinfônica Brasileira, Danilo Caymmi, Jenny Chi, Carlos Malta, entre outros). Deixou ainda sua marca em trilhas sonoras para cinema, teatro e TV.

Mauricio Massunaga
Maurício Massunaga é multi-intrumentista e ja atuou ao lado de artistas como Moyseis Marques, Gisa Nogueira, Sombrinha, Dudu Nobre, Luis Carlos da vila, Mart’nalia, Zélia Duncan, Casuarina, Marina Iris, Leila Pinheiro entre outros.  É atualmente integrante da banda da cantora carioca Ana Costa onde participou recentemente do CD e DVD. Produziu e arranjou o disco “No reino da Pedra Miúda” do cantor Lúcio Sanfilippo. Trabalhou como instrumentista em musicais como “É com esse que eu vou”, “Sassaricando” e ““Zeca Pagodinho, o musical”. Recentemente produziu o EP “É preta”, Das cantoras Marina Iris, Simone Costa, Marcelle Motta, Maria Menezes e Nina Rosa. Teve arranjos gravados em discos da cantora Aline Paes, Marina Iris, Tomaz Miranda e outros. Participa também do carnaval de rua do Rio de Janeiro em blocos como o “Simpatia é quase amor”. Foi responsável pela direção musical e arranjos de bloco “Pérola da Guanabara”, estandarte de ouro pelo jornal O GLOBO em 2017./span>

 

Serviço
ARY

por Alice Passos, André-Pinto Siqueira e Mauricio Massunaga
(músicas de Ary Barroso)
Gravadora Fina Flor
Disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 8 de agosto de 2020

Assessoria de Imprensa

Mais e Melhores Produções Artísticas
(21) 2208-5952
contato@maisemelhores.com.br

Apoio:

 

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.