CEO COMPLETA SEIS ANOS EM VRB COM MAIS DE 17 MIL PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS REALIZADOS

UNIDADE IMPLANTADA PELA PREFEITURA ASSEGURA TRATAMENTO DENTÁRIO DE ALTO CUSTO DE MANEIRA GRATUITA À POPULAÇÃO

Tratamento dentário de alto custo passou a ser uma realidade na rede pública de saúde em Visconde do Rio Branco a partir 2014, quando a Prefeitura inaugurou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona ao lado do PSF do bairro Coronel Joaquim Lopes. Recentemente, a unidade completou seis anos de atuação, registrando, ao longo desse período, mais de 17.200 procedimentos realizados gratuitamente nas áreas de periodontia, endodontia e cirurgias em geral, além do expressivo número de 7.920 pacientes portadores de necessidades especiais atendidos.

Uma das responsáveis pela elaboração do projeto que viabilizou a implantação do CEO, a dentista Márcia Médice recordou a mobilização empreendida à época a fim de tornar acessível aos rio-branquenses os serviços outrora encontrados apenas em consultórios particulares. “Logo que o Iran assumiu a gestão, imediatamente nos credenciamos no Ministério da Saúde e conquistamos o aparato para a montagem do nosso Centro de Especialidades. Tratamento de gengiva, canal e cirurgias de maneira gratuita era algo que não existia na região. E mudar esse panorama foi o que nos motivou, pois antigamente os pacientes chegavam ao consultório com o dente doendo e quem não tinha condição de pagar, a única saída era a extração. Hoje, possuímos os recursos necessários para garantir que a população receba a devida assistência”, disse.

Para o Prefeito Iran, o CEO representa um marco no trabalho de humanização da saúde no município. “Foi uma conquista significativa que nos permitiu iniciar um processo de transformação na estrutura odontológica de VRB. Os relatos de pacientes que passaram pelo CEO durante esses seis anos são os melhores possíveis e atestam que, mais uma vez, conseguimos cumprir com o nosso propósito de oferecer serviços de qualidade à população. Em breve, teremos o Pronto Atendimento Odontológico, anexo à Policlínica Municipal, com dentistas em horário estendido para cuidar do sorriso dos rio-branquenses”, afirmou.

ROTINA DE ATENDIMENTO DO CEO É ALTERADA EM RAZÃO DA PANDEMIA

Em 31 de março, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) expediu uma nota técnica orientando acerca de como a assistência do setor deveria acontecer durante a pandemia de covid-19. Devido à exposição dos dentistas, visto que o novo Coronavírus propaga-se por meio de gotículas salivares, o órgão que rege a profissão recomendou a suspensão temporária de procedimentos eletivos. Dessa forma, o CEO passou a atender somente casos considerados de urgência e emergência. “Normalmente, as nossas demandas são encaminhadas pelos PSF’s, mas excepcionalmente nesse período, em situações de dor intensa, dente fraturado ou alguma outra circunstância que não dê para aguardar, os pacientes podem nos procurar”, acrescentou Márcia.

A profissional também destacou as medidas de segurança adotadas para preservar a saúde dos colaboradores da unidade. “Visto que uma das recomendações mais importantes para o momento é evitar aglomeração, optamos por fazer um rodízio entre a equipe para limitar a quantidade de pessoas no dia a dia. Temos trabalhado apenas com um dentista, duas assistentes e uma recepcionista, mas mesmo assim, continuamos utilizando os nossos quatro consultórios de modo alternado; enquanto um está sendo usado para atendimento, o outro é esterilizado. Somado a isso, também contamos com o suporte da Prefeitura, que nos dá todas as condições de proteção”, concluiu.

Confira em https://bit.ly/2DDfJD4

Assessoria de comunicação Prefeitura de Visconde do Rio Branco

Apoio:

  

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.