EM NOME DOS UBAENSES – AGRADECIMENTOS SAUDOSOS Á IRMÃ VERÔNICA – DO PATRONATO SÃO JOSÉ

Todos nós, do GRUPO DE APOIO AOS PACIENTES DE CÂNCER – GRAPAC de Ubá e região, recebemos com tristeza a notícia do falecimento em 19 de junho de 2020, sexta-feira, dia do Sagrado Coração de Jesus, em  TERESÓPOLIS-RJ, da grande benfeitora da fraternidade ubaense, irmã VERÔNICA DA SANTA FACE.

O nome da piedosa e respeitada IRMÃ VERÔNICA se confunde com o do nosso PATRONATO SÃO JOSÉ, por ter sido ela uma de suas fundadoras e também grande benfeitora.

Importante recordar que, no dia 12 de junho de 1966, portanto há 54 anos, as IRMÃS CARMELITAS DESCALÇAS SERVAS DOS POBRES, a pedido do promotor de justiça da comarca de Ubá, DR. JOSÉ CAMPOMIZZI FILHO, iniciou a tão esperada acolhida das crianças necessitadas desta cidade.

Inúmeras das benfeitorias que o Patronato São José hoje possui, foram conquistadas graças à ação benfazeja de IRMÃ VERÔNICA, que conceituo como uma das pessoas mais caridosas e benéficas que já passaram por estas terras ubaenses.

Na cidade de Fortaleza, estado do Ceará, onde nasceu, por volta do ano de 1934, recebeu na pia batismal, o nome de MARIA JOSÉ TEIXEIRA VERAS.

Com fé e vocação para servir a Deus, através dos pequeninos, ainda muito jovem, em 1951, ingressou na CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS CARMELITAS DESCALÇAS SERVAS DOS POBRES DO BRASIL, tendo sido a quinta irmã da congregação, quando recebeu o nome religioso de Irmã MARIA VERÔNICA DA SAGRADA FACE – OCD.

Fez sua formação religiosa, com a mãe fundadora da Congregação, MADRE MARIA TERESA DO ESPÍRITO SANTO, na cidade do Rio de Janeiro. Seguindo o Carisma da Congregação, dedicou-se inteiramente nas várias comunidades por onde passou.

No ano de 1966, foi transferida para Ubá, juntamente com outras irmãs, dentre as quais a nossa querida irmã CECÍLIA, quando a pedido do então promotor de justiça da comarca de Ubá/MG, DR. JOSÉ CAMPOMIZZI FILHO, fundaram a SOCIEDADE UBAENSE DE ARTES E OFÍCIOS, o nosso conceituado e querido PATRONATO SÃO JOSÉ, onde permaneceu até o ano de 1973.

Foi um período de muitas dificuldades e provações, mas sempre confiante na Divina Providência, procurando viver em profundidade cada momento.

Trabalhou muito na formação das crianças, adolescentes e jovens, semeando a boa semente nos corações, educando-os e instruindo-os na fé cristã e profissionalizando cidadãos do Bem.

Atendendo as necessidades da Congregação, foi transferida para o Rio de Janeiro, retornando a Ubá em 2007, onde permaneceu até 1989.

Após ter se debilitado por problemas de saúde, passou a residir na CASA DE REPOUSO DA CONGREGAÇÃO, na comunidade de TERESÓPOLIS – RJ, onde faleceu no dia 19 de junho de 2020, justamente na Festa do Sagrado Coração de Jesus, tendo sido sepultada no dia 20, na festa do Imaculado Coração de Maria, com a presença de 3 sacerdotes.

Sua missão era servir, seu verbo predileto era amar, sua ação maior era promover o verdadeiro resgate fraterno, principalmente às crianças e jovens desprestigiados pela sorte, tendo dedicado toda sua vida para que fossem resgatadas para conquistar sua verdadeira razão de ser feliz.

Muitos dos ótimos profissionais qualificados que atuam hoje em nossa cidade, nos mais diferentes setores da economia, foram primeiro amados, resgatados e encaminhados, por este anjo bendito chamado de IRMÃ VERÔNICA, que seguiu como ninguém aquelas palavras do apóstolo Paulo que dizia: é preciso que EU CRESÇA PARA QUE CRISTO APAREÇA.

Baixa na estatura, alta no servir, despojada de vaidades, idolatrada pela fraternidade, aquela que agora habita nossa saudade, já foi recompensada por Deus, devido sua magnânima escada de amor, que a conduziu até o céu.

Foi uma seguidora de Cristo, uma filha e fiel guardiã de Maria, também devotada de São José, razão pela qual com toda certeza foi recebida com festa lá no reino, que ela começou a construir aqui na terra.

A credibilidade das suas ações, fez com que ela, e todas as outras irmãs, fossem merecedoras da confiança do grande senhor ZEQUINHA do ARMARINHO SANTO ANTÔNIO, que se tornou um dos maiores e grandes benfeitores de sua abnegada grande obra de fraternidade, que foi o PATRONATO SÃO JOSÉ.

 

Após a morte do saudoso benfeitor JOSÉ ANTÔNIO MENDES, quando da subida da sua urna para o cemitério de Santo Antônio, ela manifestou seu imenso e valioso agradecimento ao senhor ZEQUINHA, quando perfilou os meninos do Patronato, com bandeirinhas na mão, gritando carinhosa e efusivamente: OBRIGADO, SENHOR ZEQUINHA!

Por ter ajudado a fundar e a gerir o PATRONATO SÃO JOSÉ, servindo a Deus na pessoa do irmão infante necessitado, tornou feliz IRMÃ VERÔNICA e também todas suas irmãs de caminhada.

Aqueles que hoje continuarem colaborando com as obras do PATRONATO SÃO JOSÉ, prosseguirão agradando a Deus e reverenciando a memória de IRMÃ VERÔNICA, uma de suas fundadoras e grande benfeitora.

Nestas palavras, ditadas pelo reconhecimento, nossa saudade e agradecimento, em nome do POVO DE UBÁ, à IRMÃ VERÔNICA, pelo grandioso exemplo de fé, pela valiosa ação de servir e pela demonstração de amar a Cristo e a Nossa Senhora, através dos serviços abnegados aos menores necessitados ubaenses.

Confiantes na ressurreição e na certeza da misericórdia de Deus, temos absoluta certeza que IRMÃ VERÔNICA, pela sua dedicação ao servir e pela fidelidade ao amar, foi coroada por Deus e se tornou mais uma de nossas intercessoras no céu.

A toda a comunidade fraterna do PATRONATO SÃO JOSÉ nossas sentidas condolências e nosso consolo na fé.

Obrigado IRMÃ VERÔNICA, em nome dos ubaenses, que a conheceram e admiram suas ações fraternas, nossos agradecimentos sinceros.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

É teu Santo Escapulário, um escudo forte e belo, a nós todos necessário, oh Rainha do Carmelo.

Benditas e abençoadas sejam todas as Irmãs Carmelitas Servas dos Pobres.

Texto: PROFESSOR JOAQUIM CARLOS DE SOUZA

Em nome do GRUPO DE APOIO AO PACIENTE DE CÂNCER – GRAPAC.

UBÁ 2020 – 25 – JUNHO.

Professor Joaquim é membro da AULE (Academia Ubaense de Letras).

Clique aqui para ser membro do Grupo de Whatsapp

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.