Ubá realiza trabalho pioneiro no atendimento aos alunos da educação especial durante o isolamento

Atenta aos desafios impostos pela suspensão das atividades escolares presenciais devido à pandemia
causada pelo novo coronavírus (COVID-19), a Rede Municipal de Ensino de Ubá já é referência regional na oferta de apoio e alternativas pedagógicas aos estudantes durante o isolamento social.
Na educação especial, o município sai mais uma vez à frente. O Centro de Atendimento Educacional Especializado “Professora Maria Apparecida Condé” (CAEE/Ubá), que atende no período do contraturno escolar a cerca de 350 alunos das redes municipal e estadual de ensino com especificidades como deficiência auditiva, física, visual e múltipla; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Transtorno Opositivo e Desafiador (TOD); microcefalia; dislexia; disgrafia; disortografia; Síndrome do X Frágil; Síndrome de Down; apraxia da fala; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Déficit de Atenção (DE), está desenvolvendo um trabalho pioneiro de assistência educacional aos alunos da educação especial do município e de orientação às famílias. Materiais com atividades planejadas para as necessidades específicas de cada estudante estão sendo entregues aos pais e/ou responsáveis durante atendimentos presenciais individuais. Nos encontros, que correm a cada 15 dias, os familiares são instruídos pela equipe técnica e professores do CAEE sobre como as atividades devem ser desenvolvidas em casa. Através do canal de whatsapp “Suporte CAEE Família”, a equipe técnica do Centro faz o acompanhamento dos estudantes e da execução das atividades domiciliares. Ainda por meio da rede social, técnicos e professores dão dicas e orientações; esclarecem dúvidas e promovem ações educacionais complementares como a leitura de livros e contação de histórias. Foco na família toda. A atenção integral às famílias também é foco do trabalho. Além do suporte pedagógico, a equipe técnica do CAEE e da Secretaria Municipal de Educação está repassando aos alunos e cuidadores orientações nutricionais, psicológicas e sobre a manutenção e acesso aos benefícios sociais do Governo Federal. De acordo com a Coordenadora Geral do CAEE, a Psicopedagoga Institucional Valéria Monteiro Oliveira Rodrigues, a elaboração de uma proposta pedagógica de atendimento educacional especializado a ser desenvolvida durante o isolamento social foi um frande desafio. “Os alunos com necessidades educacionais especiais precisam de estimulação contínua em todas as fases da vida. Necessitam evoluir as habilidades básicas, ampliando para as intervenções acadêmicas e as habilidades sociais. Por isso, qualquer.

período sem os estímulos pode causar regressos da função motora; questões psicológicas e alterações
comportamentais como mudanças de humor, irritabilidade, agressividade, depressão, estresse e distúrbios do sono; além da obesidade, consequência do alto grau de ansiedade devido ao grande tempo ocioso. Na situação inusitada do isolamento social, a criação de um modelo pedagógico de atendimento educacional especializado se tornou desafio tão grande quanto o combate em si ao vírus. Sendo assim, buscamos mecanismos próprios, após pesquisas e estudos, que configuram na disponibilização de orientações a serem realizadas pela equipe do CAEE e atividades para aguçar funções cognitivas, neurológicas, sensoriais e físicas, planejadas de acordo com as especificidades dos alunos, bem como porientações alimentares para evitar a obesidade, que possam ser desenvolvidas pelos pais, em casa, visando manter o vínculo familiar, a rotina de estudos, desenvolvimento, potencialização do aluno e alimentação saudável, com acompanhamento quinzenal junto aos familiares para avaliação da eficácia e da efetiva participação dos alunos”, explicou. Recompensa. Superar a distância e promover o acompanhamento e assistência aos alunos e suas famílias já tem gerado frutos de amor e gratidão. “Gostaria de agradecer a toda equipe do CAEE pelo trabalho que fazem, pelo carinho imenso que nem tem explicação. É uma alegria enorme poder deixar o meu filho aqui, saber que ele é bem cuidado e, agora, com essa pandemia, receber essas atividades para fazer em casa e poder interagir com meu filho. Percebemos o amor em cada detalhe do material entregue. Em cada giz de cera e pote de tinta percebemos que tudo foi planejado. Obrigada!”, afirmou a mãe de aluno Bruna Tolentino. “Já fiz algumas atividades. Tive dificuldade na atividade do sapato, mas vou tentar fazer mais uma vez,
vou continuar. Estou com saudades do CAEE, da escola, do dia a dia. Quero mandar um beijão para  todos os professores e funcionários!”, disse o aluno João Pedro Alves Romano.
As ações planejadas e ofertadas para os alunos atendidos pelo CAEE também integram o projeto
“Educação Ligada em Você”, que visa garantir o direito ao ensino humanizado e inclusivo, a criação de uma nova rotina de aprendizagem e estudos e o fortalecimento do vínculo escola/família neste período de pandemia. Projeto Educação Ligada em Você. O projeto “Educação Ligada em Você” é uma proposta pedagógica de assistência educacional aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino a ser desenvolvida durante o isolamento social.
Por meio do projeto, cadernos pedagógicos impressos, elaborados pelos educadores da SME, foram disponibilizados nos meses de maio e junho para os 7.210 estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial do município. Outra ação do projeto é a disponibilização de uma plataforma digital que vai ofertar de forma online todo o conteúdo os cadernos pedagógicos e atividades educacionais complementares.

Assessoria de comunicação Prefeitura Municipal de Ubá

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.