REFORMA DA PONTE NA AV. CRISTIANO ROÇAS TERÁ INÍCIO NESTA SEGUNDA-FEIRA (01)

A obra de Recuperação da Ponte Major Siqueira, na Av. Cristiano Roças, será retomada de maneira definitiva na próxima segunda-feira (1º/06). O pacote de obras no local inclui, além da recuperação da ponte, a construção de muro de gabião e de cortina atirantada (muro de concreto) nas laterais, e tem valor total de R$ 1.827.414,52.
“Tivemos uma reunião muito franca, no início de março, com comerciantes afetados pela interdição desta ponte. Naquele momento já apresentamos como seria o projeto, como foi a resolução com a empresa que executou anteriormente a primeira etapa desta obra, e quais eram as novas avaliações estruturais após a enchente de janeiro. Porém, vale lembrar, depois desta reunião ainda tivemos duas novas enchentes. Isso atrasou mais a previsão de início das obras, e trouxe mais urgência devido ao aumento do risco para as construções laterais à ponte”, relembra o prefeito Edson Teixeira Filho. “Portanto, é com as melhores expectativas que anunciamos agora o reinício desta obra, e com o que existe de mais moderno em tecnologia de projetos atualmente no mercado”, destaca o prefeito.

Relembre

A Ponte Major Siqueira, inaugurada em 1933, foi interditada em 11 de dezembro de 2018, após o surgimento de uma erosão na base da mesma. A Prefeitura realizou a contratação de empresa para o reforço da cabeceira e recuperação da ponte.

A empresa iniciou os trabalhos em junho de 2019, e realizou injeção de concreto para reforço da base da ponte, dentre outras ações que permitiram inclusive a liberação do tráfego de veículos em meia pista. Porém, após a enchente de janeiro de 2020, a Prefeitura contratou um engenheiro especialista em pontes para novo diagnóstico e elaboração de estudo técnico. Concluiu-se que as cheias do rio alteraram o cenário, ampliando os danos também para as laterais da ponte, aumentando o risco não apenas de desabamento destas construções mas de toda a via. Foi realizada então a rescisão do contrato com a empresa, que recebeu pela obra valor proporcional ao serviço que concluído.

Após a conclusão do projeto de recuperação da ponte e suas laterais, a Prefeitura realizou a contratação emergencial (conforme previsão no Art. 24, VI, da Lei 8.666/93) de uma nova empresa para a execução da obra (Top Empreendimentos LTDA), devido principalmente à urgência e risco.

Nova fase

Na próxima segunda-feira (1º) o início da obra será marcado pela construção de “caminhos” nas laterais da ponte para o acesso dos equipamentos, entre eles, uma perfuratriz de hélice contínua, de 16 toneladas. Trata-se de equipamento que permite, devido aos seus “braços” articulados, o trânsito da máquina sob a ponte. “Desde o início, nós tivemos dificuldades técnicas para a realização desta obra especialmente devido às limitações de acesso e de espaço, o que dificultava a operação de máquinas essenciais. Expusemos isso ao contratado, que lançou mão de soluções técnicas compatíveis. Agora aguardamos o início da obra, que será realizada com tecnologia adequada, com a presença de um engenheiro especializado em grandes estruturas de concreto durante toda a sua execução, e a partir de diagnóstico/projeto realizado por especialista referência no mercado”, afirmou o Secretário de Obras, João Gomes Júnior.

Obras de recuperação por toda a cidade

O esforço empreendido pelo município através da Secretaria de Obras e da Defesa Civil permitiu a aprovação junto ao Governo Federal de várias das metas de restabelecimento e recuperação de pontos afetados pelas enchentes na cidade. Muitas destas obras já começaram, e outras já estão em fase de licitação (Concorrência Pública 02/2020), com abertura dos envelopes prevista para 15 de junho.

No total, foram aprovadas junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil/Ministério do Desenvolvimento Regional dez obras, todas ao longo da calha do Ribeirão Ubá. Muitas outras já estão sendo realizadas por equipes da Secretaria de Obras. (CLIQUE AQUI para conhecer todas as obras).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ

Clique aqui para ser membro do Grupo de Whatsapp

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.