Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.
– Ubá possui sete (07) casos confirmados de COVID-19.
– Onze (11) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e aguardam resultados dos exames.
– Quarenta e oito (48) pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.
– Cento e cinquenta e oito (158) casos descartados, entre: casos investigados que receberam resultado negativo E casos monitorados que devido ao transcorrer do prazo de 14 dias foram descartados para COVID-19.
– O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de duzentos e vinte e quatro (224).
Sobre o novo caso:
Paciente do sexo masculino, na faixa etária de 25 a 30 anos, profissional de saúde, trabalha no Rio de Janeiro. Realizou teste na rede privada, no dia 29 de abril. No momento está assintomático, cumpriu isolamento social.
Internações:
1) paciente do sexo feminino, faixa etária de 40 a 45 anos, estável, em leito de isolamento clínico;
2) NOVO: paciente do sexo feminino, faixa etária de 45 a 50 anos, estado grave, em UTI;
3) NOVO: paciente do sexo masculino, faixa etária de 60 a 65 anos, estado grave, em UTI.
Esclarecimento:
– Os critérios para realização de exame para COVID-19 encontram-se disponíveis na Nota Informativa 03, voltada para profissionais de saúde, e que encontra-se disponível no site da Prefeitura.
– É importante destacar que nem todo caso de internação clínica em isolamento configura-se dentro dos requisitos estabelecidos para essa testagem. Em alguns casos, os pacientes internados são monitorados, mas não investigados. Isso se dá pela ausência de sintomas exigidos para a testagem de COVID-19, como febre, por exemplo.
– O Município de Ubá esclarece que nosso boletim diário informa apenas dados referentes a situação de pacientes RESIDENTES na cidade. Trata-se de protocolo padrão adotado por todos os municípios.
Testes rápidos
A Secretaria Municipal de Saúde de Ubá recebeu, nesta quarta-feira (29), o primeiro lote de testes rápidos disponibilizados pelo Governo Federal, composto por 320 testes. Os mesmos serão utilizados exclusivamente para testagem de profissionais de saúde que atuam na linha de frente e apresentarem sintomas.
Importante esclarecer que:
Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados.