Coronavírus: Zema admite estudar a abertura de alguns setores do comércio em Minas

Governador afirmou que passará a analisar medida a partir da próxima semana e que tudo dependerá do número de casos da COVID-19

Zema admite avaliar a abertura de alguns setores do comércio(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

O governador Romeu Zema (Novo) admitiu, nesta sexta-feira (27), que passará a estudar na próxima semana a abertura de alguns setores do comércio. Zema afirmou que está otimista na reativação de algumas áreas, mas condicionou a ação aos números de casos do novo coronavírus (COVID-19) no estado.

“Na próxima semana iniciaremos um estudo para ver o que é possível fazer para reativar alguns setores. Isso será feito com muito critério, estando sujeito a ser desfeito se os índices de infectados do coronavírus estiver aumentando. Será algo condicional. Estamos otimistas para liberar algumas atividades em algumas regiões do estado”, ressaltou o governador.

Zema disse que Minas está tendo um ‘custo social enorme com o isolamento e a suspensão de vários ramos do comércio’, mas enfatizou que a preservação da vida é prioridade neste momento. O governador declarou que não é justo todo o estado ficar parado recebendo o mesmo tratamento com ordens de estabelecimentos fechados.

 
 
“Minas é muito grande. O coronavírus se espalhou de forma desigual no estado, não seria justo dar o mesmo tratamento a todas as cidades”, afirmou.
 
O governador disse que o estudo para reabrir alguns setores do comércio passará por crivo da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) e prefeitos das cidades envolvidas. Zema também declarou que sindicatos dos trabalhadores e patronais terão que conversar para acordar medidas de segurança para os funcionários que voltarem aos seus postos.
 
“Nós estariamos saindo de um isolamento para uma situação de distanciamento. Os comercios que vierem a funcionar, vamos exigir uma distancia entre as pessoas nos locais”, concluiu.
 

A SES investiga 28 mortes pelo novo coronavírus no estado. O número de infectados saltou para 189 nesta sexta-feira (27)- 36 novos casos em apenas 24 horas.

Romeu Zema

@RomeuZema

Temos vivido momentos difíceis. Jamais esperávamos que seríamos acometidos dessa maneira pelo . Desde o primeiro momento, determinei uma ação rápida em Minas Gerais de forma a conter a curva da doença. O problema da Covid-19 é a intensidade com que o vírus se espalha.

Romeu Zema

@RomeuZema

 

Nossas ações foram pautadas para reduzirmos a velocidade da curva. Se muitos de nós adoecêssemos num curto espaço de tempo, poderíamos ter um colapso na saúde. As medidas adotadas até aqui surtiram efeito. Nós continuamos atentos aos números e à orientação dos especialistas

48 pessoas estão falando sobre isso

Romeu Zema

@RomeuZema

Nossa prioridade são as vidas. Mas temos que pensar na sobrevivência do nosso povo e nos empregos. Por isso, me reuni com o comitê para enfrentamento do Covid-19 e determinei a elaboração de um estudo com as perspectivas para a abertura gradual dos estabelecimentos.

Romeu Zema

@RomeuZema

 

Será considerada a área geográfica, já que Minas possui regiões com características bem distintas.Algumas, sequer apresentaram casos. Todas as ações serão avalizadas pela Secretaria de Saúde, para que possam ser feitas de forma segura. Tomaremos as medidas com cautela e prudência

93 pessoas estão falando sobre isso

Romeu Zema

@RomeuZema

 

É justamente assim que temos conduzido toda a crise. Analisamos as estatísticas, ouvimos as ponderações e tomamos as decisões.

Esse é o momento de termos serenidade e confiança. Essa crise, vai passar. Sairemos dela unidos e com esperança de dias melhores.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.