SEGUE ATUALIZAÇÃO DA NOTA 03 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ APÓS CHUVA DO DIA 04 DE MARÇO

Ubá registrou, nesta quarta-feira (04), a maior cheia do Ribeirão Ubá da história do município. A constatação é possível a partir da observação da altura alcançada pela água, e sua passagem sobre algumas pontes, como a da Bandeira. Isso aconteceu cerca de 40 dias após uma grande enchente, em 24 de janeiro.

Desde a noite de ontem, a Equipe da Defesa Civil Estadual está no município, realizando um levantando dos estragos e verificando a necessidade de apoio. Na manhã desta sexta-feira (06), o Prefeito Edson Teixeira Filho, acompanhado pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil, Gilger Menezes, e pela Equipe da Defesa Civil Estadual, sobrevoou as áreas afetadas para vistoria e constatação dos danos causados pelas chuvas.

Seguem as principais atualizações:
Obras
– O acesso alternativo ao bairro Fazendinha viabilizado ontem, via estrada de terra ligando ao bairro Rosa de Toledo, passa por reforço do piso para posterior cascalhamento. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos neste sábado.
– A Prefeitura já realiza levantamento para contratação emergencial de iluminação para o acesso ao Fazendinha, com objetivo de dar mais segurança à travessia dos moradores.
-A construção de uma passarela de acesso de pedestres ao Fazendinha será iniciada logo após a conclusão da ponte de madeira da Miragaia. A previsão é que a passarela seja concluída e instalada até a próxima terça-feira.
– Ações para o restabelecimento do acesso ao distrito de Miragaia foram iniciadas, mas devido a complexidade do trabalho e às dificuldades logísticas, a conclusão da ponte de madeira e liberação do acesso está previsto para amanhã, sábado, ao longo do dia.
– Um reparo emergencial será feito, ainda nesta sexta-feira, na Ponte do bairro Rosa de Toledo.
– Diversas estradas rurais estão com dificuldade de passagem em razão dos efeitos das chuvas e serão atendidas no decorrer dos próximos dias.
– Na Avenida Paulino Fernandes, o trânsito segue em meia pista devido a deslizamento de barranco. O restabelecimento do tráfego está previsto para este sábado, ao longo do dia.
-Equipes da Secretaria de Obras também atuam na recuperação da estrada de Ubá Pequeno, que dá acesso à Escola Municipal Pedro Perón.
– Equipes da Secretaria de Obras trabalharão em regime de plantão neste sábado e domingo.

Desenvolvimento Social
– Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social continuam percorrendo os locais afetados em atendimento às famílias. Kits com materiais de limpeza e cestas básicas são distribuídos conforme constatação de necessidade.
– Doações de material de limpeza, de higiene pessoal e água potável para as famílias afetadas pelas chuvas podem ser entregues no Fórum Cultural, de 7h às 20h.

Saúde
– A Policlínica Regional funciona de forma parcial nesta sexta-feira, devido a lama ainda acumulada no local. Já a Policlínica Odontológica e CEO não funcionam hoje.
– No sábado, dia 07, haverá plantão de vacinação na Policlínica, de 8h às 17h, para pessoas que tiveram contato com as águas da chuva. Importante levar cartão de vacina e documento de identificação.
– Na manhã desta sexta, um paciente em hemodiálise, residente no Distrito de Miragaia, foi removido para tratamento com auxílio de um helicóptero.

Ambiente
– Em razão das consequências da chuva, não haverá funcionamento da Feira livre neste domingo (08).

– Equipes permanecem com ações de limpeza com prioridade na região central, como Beira Rio, Calçadão e Rodoviária. Cerca de 150 toneladas de lama foram retiradas ontem. A previsão é que mais 180 toneladas sejam retidas hoje. Todas as áreas afetadas serão atendidas.
– Uma equipe percorre a Beira Rio com um caminhão para o recolhimento de móveis.
– Equipes da Prefeitura de Guidoval e Rodeiro atuam em apoio às ações de limpeza da cidade. Outros municípios também ofereceram apoio. Agradecemos a todos!

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ

Clique aqui para seguir-nos no Instagram e ser notificado sempre quando tiver uma nova notícia.

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.