VEJA O QUE FORAM LIBERADOS E OS QUE AINDA ESTÃO INTERDITADO APÓS A CHUVA DE QUARTA-FEIRA (04)

Ubá registrou, nesta quarta-feira (05), a maior cheia do Ribeirão Ubá já registrada. A constatação é possível a partir da observação da altura alcançada pela água, e sua passagem sobre algumas pontes, como a da Bandeira. Isso acontece cerca de 40 dias após uma grande enchente, registrada em 24 de janeiro.

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, equipes da Prefeitura atuam fazendo levantamento dos locais afetados, trabalhando em soluções emergenciais, e monitorando as áreas que já estavam afetadas pelas cheias anteriores.

Ao final da tarde, uma reunião de avaliação foi realizada com integrantes do Sistema de Comando de Operações e representantes de entidades empresariais. Seguem as principais atualizações:
– A Prefeitura publicou novo Decreto de Situação de Emergência (Decreto 6351/2020), considerando as fortes chuvas, que fizeram com que a situação que já era emergencial se tornasse ainda mais grave.
– Copasa informou que a captação de água já foi restabelecida, e previsão é que abastecimento seja normalizado até o início da tarde desta sexta (06).
– Não há desalojados ou desabrigados.
– Doações de material de limpeza, de higiene pessoal e água potável para as famílias afetadas pelas chuvas podem ser entregues no Fórum Cultural, de 7h às 20h.
– Um acesso alternativo ao bairro Fazendinha foi viabilizado, via estrada de terra ligando ao bairro Rosa de Toledo. Ao fim da tarde de hoje (05) já era possível a travessia a pé e em veículos leves. Nesta sexta-feira (06), a Secretaria de Obras irá realizar o cascalhamento da estrada, tornando-a ainda mais segura para a passagem. A energia elétrica do bairro foi restabelecida pela Energisa durante a tarde. A previsão da Copasa é que o fornecimento de água ao bairro seja restabelecido até o início da tarde desta sexta (06).
– O distrito de Miragaia continua sem acesso, mas as ações já foram iniciadas. Expectativa é que a passagem seja possível ainda nesta sexta-feira. Em Ubari, o acesso é feito pela Estrada das Sete Voltas, recuperada na tarde de ontem pela Prefeitura, em direção a Divinésia.
– Um reparo emergencial será feito na Ponte do Rosa de Toledo, nesta sexta-feira, devido a danos causados pelas chuvas.
– Na rua dos Viajantes, a ponte foi liberada para a passagem de pedestres e veículos leves.
– Diversas estradas rurais estão com dificuldade de passagem em razão dos efeitos das chuvas e serão atendidas no decorrer dos próximos dias.
– Na Avenida Paulino Fernandes, o trânsito está em meia pista devido a deslizamento de barranco.
– As escolas Municipais Dona Rosinha (Barrinha) e Pedro Perón (Ubá Pequeno) não terão aula nesta sexta-feira devido a dificuldade de acesso.
– A Policlínica Regional funcionará de forma parcial nesta sexta-feira, devido a lama ainda acumulada no local.
– No sábado, dia 07, haverá plantão de vacinação na Policlínica, de 8h às 17h, para pessoas que tiveram contato com as águas da chuva. Importante levar cartão de vacina e documento de identificação.
– Equipes da Saúde percorreram áreas comerciais afetadas pela enchente para orientar sobre cuidados no contato com a água.
– Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social percorreram os locais afetados em atendimento às famílias. Kits com materiais de limpeza e cestas básicas foram distribuídos conforme constatação de necessidade. Equipamentos de proteção como botas e luvas foram distribuídos a comerciantes da região do Calçadão para uso durante a limpeza de seus estabelecimentos.
– Em razão das consequências da chuva, não haverá funcionamento da Feira livre neste domingo (08).
– Ações de limpeza foram realizadas nos seguintes locais: Av. Cristiano Roças, Gerônimo Salgado, Rua São José, Beira-Rio e Rodoviária. Todas as áreas afetadas receberão o serviço, por ordem de prioridade.
– A Secretaria de Cultura adiou a realização dos Jogos Escolares Ubaenses 2020. Nova data será informada em breve.
– A Aciubá realiza o levantamento dos prejuízos sofridos pelo comércio de Ubá. Um formulário online foi disponibilizado pela instituição para que os lojistas informem os danos sofridos.
– O Intersind realiza o levantamento dos danos causados pela enchente nas indústrias do município. Alguns dos prejuízos informados até o momento estão ligados a deslizamentos de terra e dificuldade logísticas de tráfego de pessoas e escoamento de produção, devido aos problemas em estradas e acessos. As empresas Itatiaia, IMOP, Salleto, Corbelli e Silvoc reportaram diversos danos, com situações mais graves.
– Equipe da Defesa Civil Estadual esteve no município, levantando os dados dos estragos e verificando necessidade de apoio.

A Prefeitura de Ubá agradece a todos os seus servidores pelo empenho e esforço empregados para que possamos, mais uma vez, superar este momento de dificuldade. Agradecimentos também às instituições parceiras, aos voluntários, e Prefeituras vizinhas que se solidarizam com o episódio. “Somos resiliência, e vamos reconstruir Ubá”, afirmou o prefeito Edson.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.