A Secretaria Municipal de Saúde, divulga nota preventiva sobre a investigações e informações dos casos de síndrome nefroneural.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ubá informa que vem acompanhando as investigações e informações relacionadas à doença misteriosa que levou a óbito um munícipe de Ubá.

Informa ainda que de acordo com Nota Técnica emitida pela Secretaria Estadual de Saúde – “Desde que foi notificada, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte acompanha e monitora os casos e investiga os aspectos clínicos, epidemiológicos e sanitários que envolvem a ocorrência. Essa investigação abrange, inclusive, ação dos fiscais sanitários na coleta de alimentos e demais produtos, para análise laboratorial, além de vistorias nos locais de aquisição desses produtos. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que trabalha no levantamento de informações para verificar se o fato tem indícios de crime. As investigações estão em andamento, com a realização de entrevistas, comunicação com outras instituições públicas, entre outras providências pertinentes, primando por procedimentos científicos que permitam analisar se existe nexo entre os eventos e/ou vítimas. Até o momento, amostras de bebidas foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística e estão sendo examinadas. Esclarece, ainda, que somente será instaurado inquérito policial se houver indicativos de ação criminosa. Outras informações serão divulgadas em momento oportuno. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informa que devem ser imediatamente notificados (em até 24 horas) ao CIEVS BH (casos de Belo Horizonte) e CIEVS Minas (casos do restante do estado), pelo telefone e por e-mail, os casos ocorridos a partir de primeiro de dezembro de 2019 que iniciaram com sintomas gastrointestinais (náusea e/ou vômito e/ ou dor abdominal) associados à insuficiência renal aguda grave de evolução rápida (até 72 horas) seguida de uma ou mais alterações neurológicas: paralisia facial, borramento visual, amaurose, alteração de sensório e paralisia descendente.”
Ainda de acordo com a SES, “a força tarefa envolve técnicos da SES-MG, Secretaria Municipal de Saúde de BH e Ministério da Saúde que estão avaliando os aspectos clínicos, epidemiológicos e sanitários que envolvam a ocorrência e as informações atualizadas serão disponibilizadas no site”.
A Secretaria de Saúde de Ubá reforça a necessidade de notificação dos casos suspeitos para colaborar no processo ora instaurado. Reforça ainda como medida preventiva, de acordo com laudo emitido pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, a retirada de circulação dos lotes L1 1348 e L2 1348 da cerveja analisada pela vigilância sanitária do Município de Belo Horizonte que identificou a presença da substância dietilenoglicol em exames preliminares, conforme documento em anexo.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ

Clique aqui para ser membro no grupo de whatsapp e ser notificado sempre quando tiver uma nova notícia.

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.