AGORA VOCÊ TEM ACESSO DE GRAÇA AO WI-FI NA PRAÇA SÃO JANUÁRIO

 

A partir desta segunda-feira, dia 09, quem passar pela Praça São Januário terá um motivo a mais para ficar à vontade e aproveitar o ambiente. É que a Prefeitura de Ubá, através da Secretaria de Governo, inicia a implantação do “Wi-Fi Livre”, uma rede de internet liberada com sinal distribuído na praça. Levar sinal de internet a espaços públicos é uma das metas do plano de governo da atual administração, com objetivo de tornar nossa cidade mais digital e conectada.

Para o prefeito Edson Teixeira Filho, a implantação do projeto “Wi-Fi Livre” vai mudar a forma como as pessoas veem a cidade. “Quanto mais a cidade se modernizar neste aspecto, melhor será o acesso da população às informações e isso vai realmente trazer uma mudança na forma como as pessoas veem a cidade. Trabalhamos em um projeto de modernização com baixo impacto na economia do município. Hoje, temos condições técnicas e tecnológicas para garantir a eficiência e segurança de nossas comunicações e promover a inclusão digital, colocando à disposição da população um serviço de internet, com qualidade. Em todos os locais em que trabalhamos hoje, seja aqui na sede ou nas secretarias e, futuramente, em todas as unidades da Prefeitura, temos confiança no processo, de que todo material disponibilizado ao funcionário vai atender, exclusivamente, a Prefeitura, com qualidade, com velocidade e, principalmente, com economia de custo. Gostaria de agradecer toda a equipe da secretaria de Governo pela dedicação e comprometimento durante todo o processo de implantação do projeto. As mudanças já estão sendo sentidas em cada acesso e em cada monitor da Prefeitura”, salientou.

“Essa iniciativa que estamos lançando hoje, e que vamos chamar popularmente de Wi-Fi Livre, é uma ação que está prevista no nosso Plano de Governo. Nós assumimos o compromisso de buscar uma forma de promover a inclusão digital da população ubaense e facilitar o dia a dia de nosso cidadão. Estamos visando os mais carentes, que não tem condições de pagar um plano particular de internet, abrindo isso na praça como um pilar de uma cidade digital. Nossa expectativa é de que passo a passo a nossa cidade possa ofertar um serviço de mais qualidade para os cidadãos”, afirmou o vice-prefeito, secretário de Governo e de Cultura, Vinícius Samôr de Lacerda, durante a coletiva de lançamento do projeto.

Programa Ubá+Digital

O “Wi-Fi Livre” integra o programa “Ubá + Digital”, que desde setembro vem promovendo grandes mudanças na área de Tecnologia da Informação na administração municipal em benefício do servidor público, e principalmente do cidadão. Dentre os benefícios do novo sistema, estão o aumento da segurança das informações, redução de custos com a unificação da rede, a atualização das configurações dos computadores e antivírus, maior eficiência das ações no trabalho, maior velocidade de internet (200 MB), internet wi-fi no Paço Municipal e, em breve, em outras secretarias municipais.

“Hoje, de forma oficial, estamos lançando o projeto Wi-Fi Livre, que está englobado num projeto maior que é o Ubá + Digital. Sobre o Ubá + Digital é importante destacar 3 pontos: o projeto possibilitou a contratação de uma empresa de internet via fibra ótica, substituindo a antiga que atendia a Prefeitura, com um ganho de mais de 100% em qualidade pelo mesmo valor e que está gerando a possibilidade de estender esta rede para a Praça São Januário, liberando o acesso à internet para a nossa população. Segundo ponto importante é que, com essa digitalização, esse investimento em tecnologia, em médio e longo prazo, estaremos economizando em conta de telefone. O terceiro e último ponto é que este investimento na melhoria do serviço de TI já gerou, nos dois últimos anos e meio, uma economia de cerca de R$300 mil. Os serviços de informática que antes eram terceirizados, hoje são desenvolvidos pela nossa própria equipe”, destacou Vinícius.

Wi-Fi Livre

A rede wi-fi na praça será visualizada pelo usuário com o nome “Ubá+Digital”. A mesma encontra-se em fase de testes, e apenas após a sua utilização pelo público será possível verificar sua eficiência e corrigir possíveis intercorrências. Apesar de estar disponível em toda a extensão da Praça São Januário, observa-se que a rede “Ubá + Digital” funciona de acordo com a capacidade de captação de sinal de cada dispositivo pessoal, e que em alguns pontos o sinal é prejudicado pelas árvores.

Cada usuário terá um limite de tempo de uso da internet de 3 horas/dia. Para conectar-se à rede, é necessário fazer check-in com a conta do facebook.

Outros locais serão contemplados

Segundo o secretário de Governo, Vinícius Samôr de Lacerda, pelo menos outros quatro pontos da cidade deverão receber o “Wi-Fi Livre” até 2020. São eles: Praça Getúlio Vargas, Praça Guido Marlière, Calçadão Deputado Ibrahim Jacob e Praça Armando Bigonha. A previsão é que os equipamentos necessários sejam licitados no início de 2020.

Otimização de recursos

Destaca-se que a implantação desta rede na praça não gerou nenhum custo para o município, tendo em vista que o sinal gerado é o mesmo disponibilizado pelo programa “Ubá+Digital”.

“A principal informação que deve ser destacada a respeito do projeto Wi-Fi Livre é que a extensão de rede não acarretou nenhuma contratação de serviço exclusivo para sua disponibilização à nossa população. Estamos aproveitando toda modernização que foi feita no Paço Municipal e estendendo esse acesso aos frequentadores da praça para promover a inclusão digital, que é uma demanda recorrente, já que hoje a internet não é usada apenas para lazer e diversão, ela já está integrada no trabalho, no dia a dia das pessoas”, finalizou o vice-prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.