Projeto de Lei quer proibir 5G por riscos de danos à saúde

Baseado em vídeo no YouTube, o documento alega que a conexão de quinta geração causa danos à saúde e pode levar ao fim das abelhas

Um projeto de lei (PL) apresentado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na última quarta-feira (17) quer proibir testes e a instalação da tecnologia 5G no estado. O documento, de autoria de Marcius Machado (PR) e Nilso Berlanda (PR), ambos deputados estaduais, baseia-se em um vídeo postado no YouTube que aponta prejuízos a saúde que supostamente seriam causados pelas redes de quinta geração. O PL ainda propõe multa de 100 mil reais a quem infringir a proibição. Em caso de reincidência, a pena passaria a 200 mil reais. 

O vídeo em questão suscita um caso ocorrido no final de 2018, em The Hague, cidade holandesa, onde centenas de passáros teriam morrido devido a um teste de 5G. Essa informação foi muito disseminada por John Khules, criador de vídeos de conspiração  contra a tecnologia 5G. No entanto, o Snopes, site de verificação de fatos (fact checking), concluiu que tratava-se de mais uma fakenews.

“Nenhum teste de 5G ocorreu durante o tempo em que as misteriosas mortes de estorninhos ocorreram, e a única pessoa sugerindo o contrário é alguém que quer se vingar da realidade e da rede 5G. Mesmo se um teste de 5G tivesse ocorrido, no entanto, não existe nenhum mecanismo que explicaria como ele poderia ter afetado os estorninhos, e muito menos apenas estorninhos e nenhuma outra espécie de pássaro ou animal na região”. 

Em maio deste ano, a TIM anunciou instação de antena 5G em Florianópolis, capital catarinense.

FONTE: Olhar Digital

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.