MORRE UMA GRANDE DAMA DA SOCIEDADE UBAENSE

Morre aos 83 anos de idade Martha Lúcia Trajano Girard. Internada há dezessete dias no Hospital Santa Isabel, em Ubá, com um quadro de pneumonia, Martha que sofria de lúpus (doença inflamatória), o que a deixava mais fragilizada, segundo seus familiares. Às 22h e 30 min deste domingo (21) ela veio a óbito. Segundo Miúcha, ela era nascida em 23 de agosto, porém foi registrada um dia depois. Assim Martha dizia que comemorava o aniversário em duas datas.

Martha Lúcia Trajano Girard: 1935 a 2019. O seu corpo está sendo velado na Capela do Cemitério Municipal de Ubá e o seu sepultamento se dará às 16h e 30 min desta segunda-feira (22).

PESSOAS QUE AJUDARAM A CONSTRUIR UBÁ

Foto: Revista Se Liga.

Martha Trajano – Matéria Viva da história Ubaense

Em nossa Cidade Carinho, em 24 de agosto, de um ano qualquer da era de Nosso Senhor Jesus Cristo, nasceu Martha Lúcia Trajano, filha dos saudosos e incansáveis Antônio Trajano da Costa e Francisca Láuria Trajano, casal que muito fez por Ubá.

Como a maioria das crianças nascidas em Ubá, Martha deu seu primeiro passo para o saber matriculando-se no Grupo Escolar Coronel Camilo Soares, concluindo lá mesmo o Ensino Fundamental. Fez o Ensino Médio no Ginásio Mineiro, hoje Raul Soares. Estudou no Colégio Sagrado de Maria (o antigo Sacré-creur de Marie) e concluiu o curso de contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Ubá.

Martha usou muito bem a sua juventude. Foi integrante e rainha do primeiro Ballet Aquático de Ubá e de Minas, e foi eleita a presidente da Caixa Escolar da Escola Cândido Martins de Oliveira.

Em 12 de maio (mês das flores e de Maria), Martha uniu-se em matrimônio com José Salvador Girard, o amigo “Tebas”, que foi um excelente funcionário da Caixa Econômica Federal, agência Ubá. Ela teve com ele duas adoráveis e bem preparadas filhas: Miúcha e Anna Thereza.

Além de criar, educar e preparar suas filhas para o amanhã, Martha deu muito de si para o engrandecimento da coletividade. Colaborou com José Chapangnat, Fernando Mota e outros na fundação do Núcleo Regional de Voluntários de Combate ao Câncer, foi diretora do Tabajara Esporte Clube e coordenadora da Festa de Debutantes, além de diretora social do Ubá Tênis Clube e coordenadora da festa do Ubaense Ausente.

Martha foi também colaboradora do trabalho de evangelização da Fazenda do Divino Espírito Santo de Assistência a Dependentes Químicos de Ubá, membro da Irmandade de Nossa Senhora da Saúde, do Hospital São Vicente de Paulo, do Movimento Cultural São José e da Banda 22 de Maio.

Esta incrível mulher é ainda autora do nome da “Praça Aquarela do Brasil”, localizada em Ubá e votada em aprovação por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Além de tudo isso, consegue tempo para fazer parte do Conselho Deliberativo do Tabajara Esporte Clube, Aymorés e do Ubá Tênis Club. Ela é também integrante da UNIPAMI (Universidade para a Melhor Idade) da Unipac. Martha Lúcia Trajano Girard foi diretora da Escola de Samba Unidos do São Domingos, é aluna do Colégio Sagrado Coração de Maria, no curso Coração Aberto e é membro voluntário do Hospital São Vicente de Paulo.

Além desse vasto currículo, Martha foi funcionária de diversas empresas e também da Prefeitura Municipal de Ubá, onde atuou como chefe do Setor de Saúde e Bem-Estar Social.

Não bastasse tudo isso, Martha não perde a missa aos domingos. É de comunhão contínua, participa de todas as festas religiosas e reza o terço todos os dias. É através da oração que essa mulher guerreira consegue forças para vencer todos os obstáculos da vida e dividir uma grande parte para o bem da comunidade.

Martha nunca negou ajuda a ninguém. Está sempre sorridente, e se por ventura descobre que um cidadão está em dificuldades, é a primeira pessoa a sair em campo e tentar socorrer a vida desse alguém.

Seu amado marido, Tebas, morreu em 26 de julho de 1986. Temos a certeza que lá do céu, junto de Deus Pai Criador, está mandando muita saúde e garra para a sua amada esposa Martha Trajano, para suas filhas, Miúcha e Anna Thereza, para seu genro Sérgio Luiz e para seus estimados netos Daniel, Nathália e Martha, para que juntos possam continuar trabalhando para fazer uma Ubá cada vez melhor.

Por Ary Rosignoli           

Coluna Destaques

151ª edição do Gazeta Regjornal

Foto: Revista Se Liga.

Comentarios

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.