Em comemoração ao dia do Meio Ambiente Ubá recebe o primeiro ciclo de palestras ambientais

Os Órgãos Ambientais de Ubá, como o apoio da Prefeitura Municipal, promovem, nos dias 05 e 06 de junho, o 1º Ciclo de Palestras Ambientais de Ubá. Com o tema “Conservação, Água e Desastres Naturais/Ambientais”, o evento visa marcar as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Conforme a programação, na manhã desta quarta-feira (05), foram todos órgãos para o Horto Flores. A Rede Municipal foi representada pela Escola Dona Rosinha, onde cerca de 120 alunos do Ensino Fundamental participaram, depois de palestras no local, da Trilha Ecológica. A programação inclui palestras com especialistas em temas ambientais importantes na atualidade.

No dia 05, o foco esteve nas questões hídricas, com uma palestra ministrada pelo prefeito de Ubá Edson Teixeira Filho sobre o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), implementado pelo município de Ubá e modelo para toda a região; e também sobre a regularização dos recursos hídricos, com presença de técnicos do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas). Já nesta quinta-feira (06), o evento se volta para um tema em voga em Minas Gerais: desastres naturais e ambientais, como rompimento de barragens. Ministrarão estas palestras representantes do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

No intervalo, entre uma palestra e outra, a Promotora de Justiça Doutora Thaís Lamim Leal Thomaz recebeu das mãos dos organizadores do evento uma homenagem pelos relevantes serviços prestados na Comarca de Ubá. Foram 12 anos atuando no município de na região. Boa parte desse tempo como Curadora do Meio Ambiente.

O segundo palestrante da primeira noite foi o doutor Marcelo da Fonseca, possui graduação e mestrado em engenharia civil pela Universidade Federal de Ouro Preto. É analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão – Igam das Águas desde 2006, já desempenhou as funções de diretor de fiscalização de recursos hídricos, superintendente de fiscalização ambiental, subsecretário de controle e fiscalização ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad e atualmente é Chefe de Gabinete do Igam e Professor Universitário.

O 1º Ciclo de Palestras Ambientais de Ubá é uma realização da SUPRAM Zona da Mata, ARPA, IEF, IGAM, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Prefeitura de Ubá, Intersind, UEMG, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com apoio do Ministério Público de Minas Gerais e Câmara Municipal de Ubá.

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.