Blitz de fiscalização do Crea-MG vai percorrer cerca de 100 obras e empresas na região de Ubá

Uma equipe formada por seis fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) deu início ontem, 27 de maio, a uma blitz de fiscalização em Ubá. A ação, que é realizada até o dia 31 de maio, também vai verificar a regularidade em obras e empresas nas cidades de Guiricema, Visconde do Rio Branco, Tocantins e Rio Pomba.

O principal objetivo da blitz é verificar a atuação de profissionais habilitados nos serviços de engenharia, agronomia e geociências, assim como observar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O inspetor-chefe do Crea-MG em Ubá, engenheiro de produção e segurança do trabalho Isaías Simeão, explica que a fiscalização contribui para a proteção da sociedade. “Como conselho profissional, devemos garantir que a execução das obras e serviços de engenharia sejam feitos por profissional habilitado, a presença dele é a segurança da aplicação das melhores técnicas”, afirma.

Iniciadas no ano passado, as blitze se caracterizam por serem uma ação concentrada, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, a ação reforça as fiscalizações de rotina do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

Em 2018, foram realizadas 46 blitze em todas as regiões do estado, com um total de mais de 11 mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

ASSESSORIA DE IMPRENSA CREA-MG

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.