IF Sudeste MG divulga edital de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo

Pedidos de Isenção devem ser feitos entre 11 e 27 de março

A Pró-Reitoria de Ensino do IF Sudeste MG divulgou o edital de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo para o 2º semestre de 2019. Os interessados devem solicitar a gratuidade da taxa entre os dias 11 e 27 de março. O edital está disponível no site da Copese. Em Rio Pomba, a solicitação é válida para aqueles que queiram concorrer às vagas do novo curso de graduação em Direito e também para as seguintes pós-graduações: Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal, Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (a distância) e Especialização em Agroecologia (a distância).

Ao todo, o IF Sudeste MG vai oferecer 735 vagas, distribuídas entre 25 cursos, nas modalidades de ensino técnico, graduação e pós-graduação. Além de Rio Pomba, há vagas para cursos técnicos dos campi avançados de Cataguases e Ubá, Juiz de Fora (cursos técnicos e graduação), Manhuaçu (cursos técnicos e pós-graduação) e Santos Dumont (cursos técnicos, graduação e pós-graduação).

Quem pode pedir a isenção

Podem pedir isenção de taxa pessoas que estudaram integralmente em escola pública durante todo o ciclo anterior. O que isto significa? Se você vai tentar um curso técnico (integrado ou concomitante), precisa ter cursado todo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) em escola pública. Mas, se você vai tentar um curso técnico subsequente, ou um curso superior (graduação ou pós-graduação), precisa ter estudado durante todo o Ensino Médio neste tipo de escola. Em nenhum destes casos é necessário comprovar renda. Mas é necessário COMPROVAR que estudou sem pagar mensalidade. 

Novidades

Além de Rio Pomba, com a abertura da primeira turma de Direito, outros campi também estão com novos cursos. O Campus Avançado Cataguases vai oferecer os cursos técnicos concomitantes e subsequentes em Administração e Informática. O Campus Avançado Ubá oferece os cursos técnicos concomitantes e subsequentes em Administração e Desenvolvimento de Sistemas. O Campus Manhuaçu estreia a pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento de Sistemas Web. O Campus Santos Dumont vai oferecer a pós-graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea e ainda os cursos técnicos concomitantes e subsequentes em Administração e Automação Industrial.

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.