UM LUGAR PARA A VELHICE NA CONTEMPORANEIDADE ESSE FOI O TEMA DO FÓRUM PROMOVIDO CMDI NA CÂMARA

 

O Dia Internacional das Pessoas Idosas é comemorado em 1º de outubro, mas aqui em nossa cidade o Conselho Municipal dos direitos do Idoso – CMDI – já promove algumas ações ao longo dos meses que antecedem essa data. A noite desta quarta-feira (26), por exemplo, ficou repleta de idosos e seus familiares que se aglomeram buscando esclarecer dúvidas diante de duas palestras ministradas no espaço público e democrático do Poder Legislativo.

Marco Aurélio de Souza Hilário apresentou o tema: “Um lugar para a velhice na contemporaneidade”, seguido de apresentação do Coral Musicativa (homenagem aos idosos). A segunda palestra veio com o tema: “cuidados de longa duração para a população idosa: um novo risco social a ser assumido?”

Criado no ano de 2015, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI – é um órgão de instância paritária, de caráter deliberativo, formulador de políticas, controlador de ações e articulador das iniciativas de proteção e defesa dos direitos dos Idosos.

Dentre as ações do CMDI, destacam-se:

Debates com empresas do transporte municipal coletivo quanto há assento prioritário, para os casos de transporte municipal; e gratuidade de serviço à população idosa no caso do transporte intermunicipal e interestadual; Debates com o setor responsável pelo credenciamento de vagas de estacionamento para pessoas idosas, bem como acessibilidade nas vias públicas; Inscrição e fiscalização das entidades de atendimento ao idoso no município; Realização de eventos de divulgação e mobilização inerentes aos direitos da pessoas idosa.

O CMDI se reúne ordinariamente toda 4ª terça-feira de cada mês no Espaço da Cidadania (Rua Dr. Ângelo Barleta, 98 – centro – anexo ao Procon). Informações/contato Secretaria Executiva dos Conselhos (32) 3301 6709 sec.executiva@uba.mg.gov.br

A presidente do CMDI Marilda Leôncio conversou com à imprensa.

 

 

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.