A Praça São Januário esteve tomada nessa sexta-feira (23) pelos artesãos para a realização da mostra e comercialização de seus produtos. A iniciativa foi da Secretaria de Cultura do Município de Ubá, fazendo uma menção ao dia do artesão comemorado na última segunda-feira (19). Segundo a Assessoria de Comunicação da prefeitura, a partir de agora, pelo menos, uma vez por mês esse evento irá acontecer na praça.
A tecnologia trouxe muitas modificações na vida das pessoas, muitas profissões ficaram ultrapassadas e até mesmo acabaram ou foram substituídas, mas existem outras que permanecem mesmo com o passar dos anos e com toda inovação trazida pela tecnologia justamente por sua peculiaridade. Uma dessas profissões é a de artesão.
O principal motivo dessa profissão ainda existir, e com muita força é em função da cultura de cada região, tanto em nosso país como em várias partes do mundo.
A palavra “artesão” significa “indivíduo que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais”, isto quer dizer que qualquer peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série realizado por indústrias.
Por causa da Revolução Industrial a profissão de artesão foi aniquilada e quase devorada pelo capitalismo.