ALERTA A POPULAÇÃO: Há previsão de pancadas de chuvas para as próximas horas na Zona da Mata

Nota Oficial 05 – Ações de resposta às chuvas em 26/01/2020

As ações de resposta às severas e intensas chuvas que atingiram Ubá no dia 24 de janeiro de 2020 seguem sendo realizadas pelas equipes da Prefeitura. O Governador do Estado de Minas Gerais decretou Situação de Emergência em 47 municípios de Minas Gerais, entre eles Ubá (Decreto NE nº 33/2020).

Alerta a população: Há previsão de pancadas de chuvas para as próximas horas na Zona da Mata.

Doações de alimentos não perecíveis e água mineral continuam sendo recebidas no Fórum Cultural.

O último levantamento de dados das forças integrantes do Sistema de Comando de Operações, formado por Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Copasa e Energisa, atualizado às 13 horas de 26 de janeiro (domingo), aponta que:

– O número de desalojados e desabrigados permanece o mesmo informado na Nota 04, sendo: 30 pessoas desalojadas e 3 pessoas desabrigadas.
– O número de imóveis interditados subiu para 10, nos bairros: Inês Grôppo, Industrial, Centro, Meu Sonho e São Domingos.
– A captação e distribuição de água foi 100% restabelecida pela Copasa às 17h30 de ontem (25/01).
– A ponte de acesso ao bairro Fazendinha foi interditada para passagem de veículos pesados.
– A Ponte de acesso ao Córrego dos Mendes foi recuperada e já permite passagem de todos os veículos.
– A Ponte de acesso a Pedra Redonda sofreu danos, mas a passagem de veículos não está comprometida.
– Na estrada da Barrinha, próximo a cachoeira, houve um afundamento mas ainda há passagem de veículos. A recuperação será iniciada nesta segunda-feira (27/01).
– A Defesa Civil permanece monitorando os locais afetados.
– O Corpo de Bombeiros recebeu, desde as 8h de hoje, cinco novas chamadas, relacionadas a vistorias de risco de desabamento/deslizamento. As ocorrências não são apenas de Ubá, mas sim de toda área de atuação da 2ª Cia (18 municípios).
– A Secretaria de Obras atua hoje com 97 pessoas e os mesmos equipamentos citados na nota 03, quais sejam: 1 carregadeira, 1 patrol, 1 trator de esteira, 1 escavadeira hidráulica, 3 caminhões pipa, 6 caminhões basculhantes, 1 caminhão de carroceria, 2 caminhonetes ¾, 3 veículos leves, e 4 retroescavadeiras.
– A Secretaria de Ambiente atua na limpeza da cidade, de 7h às 17h de hoje, com 65 pessoas e os seguintes equipamentos: 4 retroescavadeiras, 6 caminhões caçamba, e 4 caminhões pipa. SOMENTE DE 7H ÀS 13H DE HOJE, NA REGIÃO DA BEIRA-RIO, FORAM RETIRADAS APROXIMADAMENTE 180 TONELADAS DE BARRO.
– A Prefeitura esclarece que as ações estão sendo feitas por prioridades, e que todas as regiões da cidade receberão as ações de recuperação e limpeza devidas nos próximos dias.

Interdições:
– A ponte de acesso ao bairro Fazendinha foi interditada para passagem de veículos pesados.
– A ponte Major Siqueira, na rua Cristiano Roças, segue interditada totalmente para passagem de veículos e pedestres.
– A rua João Grôppo, no bairro Inês Grôppo, segue interditada para passagem de veículos. A área próxima ao número 228 foi completamente isolada, devido ao risco de desmoronamento de um prédio. O local receberá monitoramento diário. A Energisa já realizou o corte de fornecimento de energia elétrica no poste e dois imóveis em risco no local. Recomenda-se aos motoristas que evitem a região.

A alternativa de trânsito é:
– Para veículos pesados: desvio à direita após a ponte do Posto Zema, em direção ao frigorífico, passando pelos bairros Agroceres e Bom Pastor.
– Veículos leves: desvio pela Rua Nossa Senhora Aparecida.

Novo boletim com atualizações do evento será encaminhado à imprensa, e publicado nos canais oficiais da Prefeitura por volta das 10h desta segunda-feira (27/01/2020).

Orientações aos cidadãos

Orienta-se às pessoas que NÃO dirijam-se para os locais afetados pelas enchentes, especialmente à Avenida Beira-Rio. A presença de curiosos prejudica os trabalhos de restabelecimento da cidade, além de caracterizar sério risco.

• Se sua casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, saia do local e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (Telefone 193);
• Não se arrisque em atravessar a pé ou com veículos as ruas e áreas alagadas.

Clique aqui para ser membro no grupo de whatsapp e ser notificado sempre quando tiver uma nova notícia.

Comentarios

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.