Com responsabilidade ambiental e foco no desenvolvimento sustentável, Ubá segue em frente investindo em ações de revitalização de áreas degradadas, de conservação de água, solo e florestas e de prevenção às queimadas.
Na zona rural, equipes da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana atuam na manutenção de barraginhas e de terraços em nível (curvas de nível), principalmente nas propriedades rurais localizadas na região da Área de Proteção Ambiental (APA) da Miragaia. A manutenção periódica é de extrema importância para a produção de água e conservação do solo.
No perímetro urbano, as equipes concluíram o manejo das Áreas Verdes Institucionais nos bairros Shangrilá e Paulino Fernandes. No Santa Edwiges ll, práticas mecânicas de construção de terraços e barraginha foram executadas para correção e prevenção de enxurrada e deslizamento de lama nas residências próximas ao local.
Ainda na zona urbana, como medida de prevenção e/ou contenção às queimadas, a Secretaria de Ambiente está construindo aceiros (corta-fogos) em diversos locais, dentre eles: Rodovia Ubá x Tocantins; na região do Parque Florestal Municipal de Ubá (Horto Florestal) e do Ginásio São José (mata do “Caba Mundo”); na área do Aterro de Inertes (antigo Lixão) e no bairro Vale do Ipê II (Vai e Vem).
Ubá se prepara também para o início das ações do projeto de revitalização de bacias e desenvolvimento sustentável “Produtores de Água de Ubá”, aprovado junto a Agência Nacional de Águas (ANA), no valor de mais de R$ 1 milhão. Os serviços de revitalização ambiental, oriundos do Projeto, serão executados por uma empresa especializada já contratada pela Prefeitura após processo licitatório.
Assessoria de comunicação Prefeitura de Ubá