Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.
– Sete (7) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e aguardam resultados dos exames.
– Vinte e dois (22) pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.
– Cento e quarenta e nove (149) casos descartados, entre: casos investigados que receberam resultado negativo E casos monitorados que devido ao transcorrer do prazo de 14 dias foram descartados para COVID-19.
– O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e setenta e sete (182).
Para orientar sobre as formas de acesso ao auxílio emergencial criado pelo Governo Federal e evitar filas em bancos e casas lotéricas, a Prefeitura de Ubá firmou uma parceria com a Caixa Econômica Federal e disponibilizou equipamentos públicos e servidores que estão esclarecendo a população sobre como acessar o benefício. O auxílio emergencial será pago por três meses a trabalhadores autônomos e informais que foram diretamente afetados pela crise causada pela COVID -19. Para localizar pessoas com perfil para receber o benefício, o governo utiliza banco de dados como o Cadastro Único, e também criou um aplicativo, um site e uma central telefônica para o cadastro dos trabalhadores informais fora da base de dados do governo. O dinheiro chega até o beneficiário por conta bancária. Todas as explicações, assim como o calendário de saques, estão sendo disponibilizados pelos CRAS e Centros de Convivência. Os servidores não têm a função de fazer os cadastros ou baixar os aplicativos, mas sim dar as orientações aos usuários, informando como funciona o processo e como é o acesso ao sistema.
LOCAIS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:
– CRAS Agroceres, São Domingos, São João, Pires da Luz (Praça CEUS) e Vila Casal – 7h às 17 horas, de segundas às sextas-feiras.
– Centros de Convivência Meu Sonho, Pires da Luz e Primavera – 7h às 13 horas, de segundas às sextas-feiras.
– Setor do Bolsa Família, Fórum Cultural – 7h às 16 horas, de segundas às sextas-feiras.
Feira Livre
Visando promover circulação de renda entre os produtores rurais e o escoamento da produção de gêneros alimentícios, a Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, com apoio da EMATER e outros parceiros, realiza uma edição experimental da Feira Livre, com a participação exclusiva de produtores, na próxima quarta-feira, dia 29, na Praça Guido Marlière. Diversos procedimentos relacionados a prevenção da COVID-19 serão adotados, conforme o Decreto Municipal 6371/2020. Mais informações e orientações aos participantes serão divulgadas nos próximos dias.
Fiscalização
– Unidade Integrada de Fiscalização recebe e atende as demandas de denúncias somente online, através do endereço www.uba.mg.gov.br/
Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco.
Se você apresenta sintomas de síndrome gripal, caracterizados por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória procure a Unidade Básica a Saúde do seu bairro (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou um dos Pronto Atendimentos Municipais 24h, instalados no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Santa Isabel. De preferência, use máscara ao sair de casa.