Na data de hoje (17/01/2026), em Santa Rita do Ibitipoca, foi constatado pela Polícia Militar de Meio Ambiente transporte de material lenhoso da espécie exótica eucaliptos sp. (eucalipto processado cavaco de madeira), em dois conjuntos veiculares compostos por caminhão e reboques (bitrens), sem a devida comprovação de origem legal, desconformidade com a legislação ambiental vigente. (artigo 46 da lei federal 9.605 lei de crimes ambientais).
Sintese-das-ocorrencias-policiais-Meio-Ambiente-17-01-2026

Cumpre mencionar, que os autores iriam tirar nota fiscal dos produtos transportados em local diverso da extração, o que configurou também crime contra a ordem tributária (Lei federal nº 8.137/1990, que define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo).
No momento da abordagem, os condutores não apresentaram documentação capaz de comprovar a procedência e a destinação lícita da carga, tampouco autorização do legítimo proprietário da área de onde o material teria sido extraído.

Em razão da constatação de crime ambiental em flagrante foram conduzidos três autores do sexo masculino (idades 61 anos/32 anos/46 anos) e apreendidos 2 tratores, 3 caminhões com as respectivas cargas.

Além da prisão foi realizada a autuação ambiental no valor R$ 2.026,46 reais.
1º Grupamento de Meio Ambiente- Barbacena
3º Pelotão- Barbacena
4ª Cia PM MAmb (sede em Juiz de Fora)
Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente: instruir, progeter, preservar!

Comando de Policiamento Especializado- CPE


