Na manhã desta sexta-feira (31/10), foi desencadeada a Operação “Baco: Adegas do Crime” , uma ação integrada entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Vigilância Sanitária Municipal, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) .
Baco: Adegas do Crime
A operação ocorreu simultaneamente em diversos municípios do estado, com foco na fiscalização de estabelecimentos comerciais ligados à venda e ao armazenamento de bebidas alcoólicas. No âmbito do 21º Batalhão da Polícia Militar, as ações foram realizadas em dois locais: um no bairro Jardim Primavera, em Ubá, e outro no bairro Vale do Ouro, em Tocantins.
A Operação Adegas do Crime integra a estratégia estadual denominada Operação Baco , desencadeada pela PMMG no período de 20 de outubro a 30 de novembro de 2025, com o objetivo de enfraquecer as redes criminosas que se utilizam de comércios formais de bebidas para lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. A operação é orientada por análises de inteligência policial , combinando ações preventivas e repressivas .
Durante a ação, foram verificadas condições de higiene, regularidade sanitária e documental, e cumprimento das normas de segurança e prevenção contra incêndio. As equipes conjuntas também apuraram indícios de irregularidades administrativas e tributárias, reforçando o compromisso do Estado com a proteção da saúde pública e o combate à informalidade .
Com a execução da operação, a Polícia Militar reafirma seu compromisso com o enfrentamento ao crime organizado , atuando de forma integrada e estratégica para garantir ordem, segurança e tranquilidade à sociedade mineira .
Não foram encontradas irregularidades nos estabelecimentos vistoriados


