Delegada da PCMG atua no 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Participação reforça a capacitação continuada dos policiais civis no enfrentamento da violência de gênero
Delegada da PCMG atua no 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

A delegada da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) Alessandra Aparecida Azalim participou, nesta quinta-feira (30/10), pela terceira vez, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Ela apresentou uma pesquisa relacionada com o grupo temático “Ação de enfrentamento à violência contra as mulheres, violência sexual, grupos vulneráveis e questões de gênero e raça”, que integra o 19º Encontro do FBSP, reunindo profissionais da segurança pública, pesquisadores, gestores e ativistas para debater os grandes desafios da área.
Durante o encontro, o painel da delegada – “Importância da capacitação continuada dos policiais civis e das ações de enfrentamento quanto a conscientização sobre a violência” – abordou o uso de tecnologias de Educação a Distância (EaD) para atualização permanente das equipes, bem como o impacto da formação sobre a percepção de segurança das mulheres e a defesa de seus direitos no atendimento.
Conforme Alessandra Azalim, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Juiz de Fora, “os policiais perceberam que, ao se capacitarem continuamente, tornam-se mais preparados para compreender a dinâmica da vida de cada mulher, respeitando sua individualidade e singularidade. Isso fortalece o acolhimento e estimula as vítimas a denunciarem”.
A delegada também ressaltou a articulação entre a instituição e a sociedade: “A Polícia Civil está orientando e conscientizando não só as vítimas, mas todo o coletivo, mostrando que o combate à violência é dever de todos. E, para isso, o policial cada vez mais precisa buscar capacitação, pois atuar de forma preventiva e de acolhimento é tão importante quanto investigar”.


