Casa Gravina
 
Hospital Santa Isabel

Arquivo Histórico recebe mais documentos para restauração

Recentemente o Arquivo Histórico da Cidade de Ubá foi honrado, com o privilégio e a confiança, ao receber sob sua guarda importante patrimônio documental da Matriz de São José de Tocantins, para fins de preservação.

Trata-se de um grande acervo que veio sendo acumulado ao logo do século passado, compreendendo não só em relatos da história eclesiástica, mas também, sobre a memória da cidade de Tocantins.

Entre os documentos disponibilizados, citamos 1 livro de apontamento datado de 1909 e um livro de tombo do ano de 1923, contendo orações, registros de acontecimentos, descrição da área anterior à construção da Matriz e sua história, bem como registros com receitas e despesas da Matriz, entre outros relatos.

Devido a ação do tempo, muitos dos documentos disponibilizados encontravam-se, com folhas e capas soltas, alguns ilegíveis, além de possuírem danos causados por insetos, levando o Arquivo Histórico da Cidade de Ubá a desenvolver um criterioso trabalho arquivístico de preservação ao longo de 4 meses.

Entre os trabalhados realizados, relacionamos os de higienização, encadernação, acondicionamento e digitalização de mais de 170 imagens, que depois de editadas, tornaram-se registros (cópias) independentes de importantes documentos.

Na data de 27 de novembro de 2014, foi promovida a devolução dos livros já recuperados e da massa documental em forma digital ao professor Joaquim Carlos de Souza, que se mostrou muito agradecido e emocionado com o resultado final do nosso trabalho. Na ocasião foi assinado termo de autorização para uso do material.

Cabe ressaltar que o trabalho desenvolvido foi realizado com o intuito de evitar a perda das informações contidas nos livros originais, mas também como forma de expandir o acesso ao pesquisador de uma forma ágil, ampla e plena através das cópias digitalizadas, podendo inclusive reproduzi-las caso desejar, sem colocar em risco pelo manuseio o material original.

Defesa Civil alerta para riscos de desabamento de encostas

Telefone para atendimento de emergência do Corpo de Bombeiros é 193 e o telefone da Defesa Civil é o 199.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informa a população ubaense, principalmente as pessoas que residem em áreas consideradas de riscos de escorregamento e desabamento de encostas, para que fiquem atentas devido às precipitações de chuvas que atingem o município de Ubá nas últimas horas e que deverão continuar por mais alguns dias. Há riscos de escorregamento e desabamento de encostas, conforme informou o coordenador da Defesa Civil local, Aldeir Ferraz, que também orientou para que as pessoas que residem em áreas risco, que procurem local e abrigo seguros caso notem qualquer anormalidade em sua propriedade e que acionem imediatamente o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193 ou a Defesa Civil, através do telefone 199.

INFORME DA DELEGACIA ESPECIALIZADA DE INVESTIGAÇÃO ANTIDROGAS E HOMICÍDIOS

c47142b0378e4b81f410e819227e21e1

Após investigações a equipe da Delegacia Especializada ANTIDROGAS e HOMICÍDIOS, sob o comando do Delegado Dr. Rafael Gomes de Oliveira, deflagrou a OPERAÇÃO MURO DE BERLIM, que culminou na prisão dos menores P.C.O.R, A.S.A. e o maior de idade EVERTON DE ALMEIDA MENDES, 21 anos.

b45650eedf8e53d6b7506e3ef6299863

Após operação realizada no mês de novembro no local conhecido como Boca do Rogério Lagarto e que resultou na apreensão de aproximadamente 01 kg de maconha, 157 pedras de crack e 49 papelotes de cocaína, balança de precisão, uma munição de fuzil e telefones celulares, o gerente da boca, visando dificultar mais ainda a ação policial, criaram um novo “modus operandi”.

82a85cfe1a814c80e3767bf0a4a4c9ed

Eles passaram a realizar o tráfico de drogas em cima de um muro que cerca um terreno baldio. Um olheiro ficava em cima do muro atendendo usuários e observando a ação policial, ao passo que, os vendedores ficavam dentro do terreno para caso a policia chegasse pela rua saíssem correndo por meio de um matagal existente no terreno baldio e que possui diversas rotas de fuga.

Na data de hoje e após um trabalho de inteligência, a equipe de investigadores na companhia do Delegado Titular da Delegacia ANTIDROGAS E HOMICIDIOS, Dr. Rafael Gomes de Oliveira, elaboraram uma estratégia para acabar com o esquema criminoso.

Foram divididas 03 equipes, sendo que uma foi pela rua que dá acesso ao muro e as outras foram pelas possíveis rotas de fuga. Com a chegada dos policiais civis pela rua, os autores tentaram empreender fuga pelo matagal, porem, se depararam com duas equipes de policiais civis que efetuaram a prisão.

Com os autores os policias civis apreenderam 90 pedras de crack, 07 pedras grandes de crack, 71 papelotes de cocaína, 15 tabletes de maconha, 112 buchas de maconha, R$56,75 reais em dinheiro, um cordão de prata, 03 anéis de prata, uma pulseira de prata e uma motocicleta.

fb8294760fea4c1c11dc65d62b982ecd

Segundo depoimento dos autores a droga estava avaliada em aproximadamente R$5.000,00 (cinco mil reais).

O suspeito foi conduzido até a Delegacia de Policia Civil de Ubá e após prestar depoimento foi encaminhado ao Presídio de Ubá.

Os adolescentes infratores foram apreendidos e entregues aos responsáveis legais.

Delegado Titular: Dr. Rafael Gomes de Oliveira
Equipe de Investigadores: Lucas, Carlos, Pedro, Gláucia, Alexandre e Cleber.

Projeto Vida Ativa realiza confraternização

Os integrantes do projeto Vida Ativa tiveram uma tarde diferenciada nesta sexta feira, dia 28. Cerca de 200 pessoas participaram da festa de Confraternização do Projeto Vida Ativa com aulas de alongamento, zumba, hidroginástica e dinâmicas recreativas com atividades preventivas. O momento contribuiu para a interação entre os membros que se divertiram com as dinâmicas desenvolvidas.

De acordo com Valéria Monteiro, coordenadora do projeto, são atendidos cerca de 430 adultos e idosos que participam de 13 núcleos em diversos pontos da cidade nos bairros Industrial, Santa Edwirges, Agroceres, São Domingos, Eldorado, Meu Sonho, Colônia, Pires da Luz, São João, Praça Getúlio Vargas, CAPS, Vila Casal e CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados- Cohab).

“O Vida Ativa tem como principal objetivo desenvolver a prática de atividade física e de lazer para a população em geral, com alongamento e ginástica localizada melhorando a qualidade de vida, autoestima e socialização dos beneficiados com o projeto”, explicou Valéria.

No encerramento, foi servido o tradicional lanche e foi realizado o sorteio de brindes confeccionados nas oficinas do CRAS, doados pela Secretaria de Desenvolvimento Social. O evento ocorreu nas dependências do SESI – José Alencar Gomes da Silva.

Palestras e Café da Manhã no Novembro Azul do Bairro Pires da Luz

A Equipe de Estratégia de Saúde da Família – ESF do Bairro Pires da Luz realizou durante o mês de Novembro uma mobilização de toda a comunidade para celebrar a campanha do Novembro Azul.

Durante o mês, todas as terças-feiras, em salas de espera, a comunidade foi comunicada de que haveria um encontro para os homens do local a fim de alertá-los sobre o câncer de próstata e a importância de exames preventivos. Também foram agendadas todas as terças, pela manhã, consultas especialmente para o público masculino.

Na quarta-feira, 26 de Novembro, aconteceram palestras com a participação da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, da Técnica em Enfermagem Graciane Costa, da Enfermeira Adriana Emília e da Médica da Unidade, Anaisis Dreke. Na oportunidade foi servido um saboroso café da manhã aos presentes.

Patrimônio Cultural é tema de estudo para os alunos do Curumim II

Os alunos dos quartos e quintos anos da Escola Municipal Dr. Tanus Féres de Andrade (Curumim II), participaram do “Projeto Educar: Patrimônio Histórico” porque conhecer e cuidar. Estas atividades são parte de um trabalho de Educação Patrimonial que consiste em trabalhar com os alunos de formas didáticas e criativas de conhecer a história de nossa cidade e de como preservar o Patrimônio Histórico em seus diversos aspectos. Por exemplo a diferenciação entre Patrimônio Material e Imaterial.

Consideramos que o conhecimento é uma forma eficiente de formação de nossas gerações futuras, mas entendemos também que experiência de formação destas crianças precisa extrapolar os limites da escola. Então, mais do que o conhecimento teórico, fizemos a experiência de visitar o Ginásio São José realizada em etapas.  Os alunos participaram de palestras sobre o Patrimônio Histórico, mas para entenderem “porque conhecer e cuidar” o ideal é visitar o bem tombado. Aconteceram então visitas guiadas com informações e curiosidades sobre o local: – Construção em arquitetura colonial, tipo sobrado, datada de 1862, era uma casa sede da Fazenda Boa Esperança, com depósitos para o café e a produção na parte debaixo e em cima quinze cômodos com grandes janelas para abrigar a família.  Um dos descendentes de Antônio Januário Carneiro formou-se e tornou-se professor em Ouro Preto. Quando houve um declínio na comercialização de café o Dr. Fecas resolveu em 1904 transformar o local em uma escola. Foi fundado o Ginásio São José, um estabelecimento de ensino para meninos que funcionava em forma de internato. Passaram por ali autoridades e pessoas importantes de nossa cidade como Ary Barroso e o ex-prefeito Francisco Defillipo.

As supervisoras Cristiane e Mônica disseram estar muito felizes com a realização do projeto. “Foi muito importante, tanto as palestras quanto as visitas, mostrando as informações aos alunos de forma muito clara e com linguagem apropriada às suas idades. Agradecemos muito ao Cássius Lopes, que participa do Conselho de Patrimônio Histórico se colocou à total disposição para nos ajudar no Projeto Educar.”

Novembro Azul também é lembrado na comunidade rural

A Equipe da Estratégia de Saúde da Família – ESF Rural I realizou atividades em decorrência da Campanha “Novembro Azul”. O mês foi marcado por reuniões com a comunidade nas localidades da Barrinha, Diamante, Ubari, Zueira, Miragaia e Ubeba.

Durante os encontros a equipe teve como objetivo mobilizar os homens das comunidades a cuidarem de sua saúde, principalmente prevenindo o câncer de próstata. Foram realizadas também coletas de sangue para o exame PSA em Ubari e distribuição dos exames nas demais localidades.

INFORME DA DELEGACIA ESPECIALIZADA DE INVESTIGAÇÃO ANTIDROGAS E HOMICÍDIOS

Após investigações a equipe da Delegacia Especializada ANTIDROGAS e HOMICÍDIOS, sob o comando do Delegado Dr. Rafael Gomes de Oliveira, solucionou o roubo ocorrido na sexta feira dia 14/11 na JULIO CÉSAR Confecções em Santana do Campestre, distrito de Astolfo Dutra. No crime foram subtraídos aproximadamente 83 mil reais.

IMG_20141120_115314588_HDR

Os trabalhos iniciaram na manha do dia 19/11, após a equipe haver acumulado informações a respeito do caso. As investigações davam conta de que um funcionário da confecção passou informações privilegiadas sobre datas e horários em que seriam efetuados pagamentos da empresa.

O funcionário JAMIR ALVES LEONEL COSTA, 18 anos, passou informações para ALDRIN RODRIGUES TEIXEIRA, v. Xaveco, 39 anos, este que por sua vez convidou CLEYTON LISBOA ANDRADE, v. Cleitinho , 36 anos. CLEYTON conseguiu a arma. Xaveco pilotou a motocicleta usada no assalto e CLEYTON efetuou de fato o roubo. JAMIR receberia pelas informações a quantia de aproximadamente 10 mil reais.

IMG-20141119-WA0018

Após o roubo, o dinheiro foi dividido e começou a ser lavado pelos suspeitos na compra bens, serviços, roupas e eletrodomésticos. 

Durante as diligências foram encontrados dois aparelhos televisores, roupas, sapatos, animais, um carro, uma motocicleta, materiais de construção e cerca de 28 mil reais em dinheiro, sendo tudo produto e subproduto do assalto. Os suspeitos acabaram por confessar o crime após as robustas provas apresentadas e o encontro dos materiais e dinheiro.

IMG-20141120-WA0016

IMG-20141120-WA0015

O dinheiro e os demais materiais e veículos apreendidos foram restituídos e depositados para a vítima.

IMG_20141120_122111509_HDR

Os suspeitos foram conduzidos até a Delegacia de Policia Civil de Ubá e após prestar depoimento foram liberados por não estarem mais em estado de flagrante delito pelo crime de roubo.

Primeiro dia de apresentações do 5º Prêmio Ary Barroso

DSCF5881

Teve início ontem a primeira noite de apresentações do 5° Prêmio Ary Barroso de Música. Que contou com quinze apresentações de músicos de variadas regiões do Brasil, estes competem pela premiação do primeiro lugar do Prêmio Ary Barroso.

DSCF5865

A competição ainda segue por hoje, e é quando os jurados irão escolher as dez melhores canções.Fechando a noite com o show de Marcelo Jeneci que encantou a plateia, que o esperava ansiosamente.

DSCF5936

O 5º premio Ary Barroso, busca premiar as melhores canções autorais e os melhores músicos que as interpretam. E tendo sempre como  base a MPB(Música popular brasileira). Desta maneira buscando sempre incentivar a cultura brasileira e não deixando a deteriorar-se com o tempo. Os ingressos para o 5º premio são trocados por 1kg de alimento, visando doar estes alimentos a pessoas carentes, essa e uma contribuição para a cultura e para nossa sociedade.

DSCF5895

Hoje acontece a Segunda e última noite de apresentações, que além da escolha das dez melhores músicas, será  anunciado o vencedor do Prêmio Ary Barroso, contará com o encerramento o show de Maria Rita, e Simoninha, grandes nomes da MPB, hoje as apresentações tem inicio as 21h, e seguem pela noite trazendo boa música, e o melhor da cultura brasileira.

DSCF5937

Contratação de estagiários

A contratação de ESTAGIÁRIOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 01/2014 dos cursos relacionados abaixo será realizada na DIVISÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO, LOCALIZADA NA AVENIDA DOS ANDRADAS, 123, CENTRO, UBÁ-MG (tel.: 3301-6419); nos dias e horários abaixo especificados conforme o curso.

Aconselha-se aos candidatados comparecerem ao endereço supracitado quinze minutos antes do horário marcado, munidos de um DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO.

O contrato será oferecido aos candidatos presentes, obedecendo-se a ordem de classificação no processo seletivo. Importante ressaltar que, conforme edital, os candidatos que não comparecerem e/ou não aceitarem o contrato oferecido, poderão concorrer normalmente a outros contratos que, porventura, sejam divulgados ao longo do ano letivo.

Curso: ADMINISTRAÇÃO

Dia: 14 de novembro de 2014

Horário: 14 horas

02 contratos para a Divisão de Patrimônio – Tarde

01 contrato para a Divisão de Receitas e Tributação – Tarde

Curso: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/INFORMÁTICA

Dia: 14 de novembro de 2014

Horário: 14 horas

01 contrato para a Divisão de Planejamento e Gestão (SMS) – Tarde

Curso: DIREITO

Dia: 14 de novembro de 2014

Horário: 14 horas

01 contrato para o Procon – Tarde

Curso: QUALQUER CURSO*

Dia: 14 de novembro de 2014

Horário: 14 horas

01 contrato para o Cadastro Multifinalitário – Tarde

Todos os candidatos aprovados no Processo Seletivo podem concorrer a estas vagas. Esta convocação é referente ao Processo Seletivo realizado em Janeiro de 2014.