“No encerramento das atividades de uma semana inteira de um verdadeiro festival de lançamento de livros de escritores acadêmicos ou futuros acadêmicos, no Centenário de Nascimento da Idealizadora e Presidente Perpétua de nossa AULE (Academia Ubaense de Letras), Clotilde Baptista Vieira, quero fazer aqui um agradecimento a todos; deixo a AULE sólida, confiável, com crédito, respeitada e respeitável, …” Assim, o Maestro Marum Salum Alexander, presidente da entidade iniciou os trabalhos da última noite de um evento que durou uma semana inteira. De 22 a 27 de outubro, os trabalhos se repetiram no segundo piso do Auditório Teatro-Cine Chiquinha Dias Paes, Fórum Cultural, Praça São Januário, com as presenças de praticamente todos os acadêmicos.
Essa é uma data muito especial para a Academia Ubaense de Letras. Primeiro pelo Centenário de Nascimento de Clotilde Baptista Vieira e ainda porque esta data pode ter sido a última vez que o Maestro Marum Salum Alexander se posiciona à frente da entidade, como presidente. Por sugestão do próprio presidente que está saindo, o acadêmico Miguel Poggiali Gasparoni encabeça uma chapa ao lado do também acadêmico Wagner Inácio Freitas Dias, eles devem assumir no dia 15 de novembro, feriado nacional, data da Proclamação da República. Contudo, ainda não apresentaram a chapa, aguardada pelo Maestro.
Logo no início da cerimônia o Maestro Marum solicitou aos acadêmicos que estavão presentes que distribuíssem os livros “A AULE E SEUS PATRONOS” ao grupo seleto de pessoas no Teatro-Cine Chiquinha Dias Paes. Maestro contou aos presentes o transtorno que uma determinada gráfica causou, com um grande impasse e disse que não entregaria o livro na data, como combinado. Mas, conforme diz um velho ditado: “NENHUM CAMINHO É LONGO DEMAIS QUANDO UM AMIGO NOS ACOMPANHA”. Com muita habilidade e amizade, Marum conseguiu, em tempo hábil, uma outra gráfica, com um profissional sério, e assim, resolvendo o problema. O pedido do presidente é de que esse exemplar possa chegar a todas as escolas, ficando assim, ao alcance de todos os estudantes.
O Maestro Marum roubou a cena ao cantar lindamente ao lado do jovem José Xavier Gomes Neto, craque ao piano e violão. O jovem ao violão e simultaneamente fazia uma dupla com o presidente da AULE. Os dois foram aplaudidos de pé. Um show protagonizado por um encontro de gerações!!!
O Portal de Notícias Ubá News acompanhou todos os dias o grandioso evento promovido pela AULE (Academia Ubaense de Letras).