Ubá vence 2º Prêmio BAND Cidades Excelentes no eixo Educação

Ubá vence 2º Prêmio BAND Cidades Excelentes no eixo Educação

Ubá venceu nesta sexta-feira (11/11) a etapa estadual do 2º Prêmio BAND Cidades Excelentes, sendo reconhecida como Melhor Gestão 2022 do estado de Minas Gerais no eixo Educação entre os municípios acima de 100 mil habitantes. A premiação do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila busca incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros, e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.

As cidades foram avaliados com base no Índice de Gestão Municipal Aquila – IGMA através da análise de 6 Pilares e de 62 indicadores selecionados sobre Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública dos municípios brasileiros.

No eixo Educação, foram avaliados, entre outros indicadores, os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, acesso a Educação Infantil, aplicação do mínimo constitucional em Educação e aplicações do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e FUNDEB Magistério.

“Em nosso governo, educação não é despesa e sim investimento. Esta é uma realidade em Ubá e com todas as dificuldades que a cidade enfrenta, a educação deve sempre ser privilegiada. Estamos muito felizes com este reconhecimento e dedico este prêmio integralmente a equipe da Secretaria Municipal de Educação e aos servidores que desempenham um trabalho excelente em prol dos nossos alunos. Nosso agradecimento a Rede Bandeirantes e a todos os parceiros que integram este prêmio”, afirmou o prefeito Edson Teixeira Filho.

Segundo o secretário Municipal de Educação, Samuel Gazolla Lima, “a conquista é de toda equipe e fruto de muito trabalho e dedicação, com ações pensadas em nosso planejamento estratégico, implementado desde o início do governo, ao encarar a educação como investimento e uma política educacional pensada para além do governo, ou seja, como uma política de Estado” comentou.

Todas as cidades brasileiras foram automaticamente pré-inscritas na premiação e  separadas em três categorias de avaliação na etapa estadual e cinco categorias na fase nacional, de acordo com o tamanho da população. Os vencedores das etapas estaduais concorrem na fase nacional, que ocorrerá em Brasília.

A premiação aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e contou com a presença do governador Romeu Zema e de prefeitos de diversas cidades mineiras.

Investimentos em Educação em Ubá

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza ações constantes em prol do desenvolvimento da Educação em Ubá.

Confira algumas ações desenvolvidas:

Capacitações e aprimoramento pedagógico: Visando a formação continuada dos profissionais e, consequentemente, o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do município e o fortalecimento das estratégias para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação realiza continuamente capacitações com diretores, supervisores, técnicos em educação, equipes de apoio pedagógico e professores da Rede Municipal de Ensino. Outra importante ação de formação continuada é o financiamento de bolsas de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (nível stricto sensu).

Ampliação do número de profissionais da Rede Municipal de Educação: A ampliação do quadro efetivo da Educação é um compromisso do governo, e visa a estabilidade gerencial e a melhora progressiva do processo de ensino-aprendizagem nas Escolas do município. Novos Professores AI e dos Técnicos em Educação aprovados no Concurso Público nº 01/2020 já estão em atuação nas escolas da Rede. Outra importante ação foi a contratação de professores de apoio visando uma educação inclusiva e plena aprendizagem para todos os alunos.

Modernização do mobiliário: A ação faz parte de uma série de investimentos em equipamentos e infraestrutura realizados pela Secretaria de Educação, a fim de melhorar ainda mais a qualidade do ensino, a ambientação dos alunos e dos profissionais da educação e a inclusão das crianças com deficiência. Recentemente foram adquiridos também 27 playgrounds para equipagem das Escolas da Rede Municipal de Ensino que vão proporcionar às crianças a possibilidade de  desenvolver capacidades como: atenção, memória e imaginação.

Obras de reformas nas escolas: O plano de obras, reformas e serviços da Secretaria de Educação cumpre meta do plano de governo de melhorar continuamente as instalações da Rede Municipal de Ensino, promovendo mais conforto e segurança e tornando as escolas mais acolhedoras para alunos, professores, funcionários e para as famílias.

Novas Unidades educacionais: Em 2023 serão iniciadas as construções de novas escolas em Ubá. Estão em fase de licitação a execução das obras do Centro Educacional, composto pelas Escolas Municipais Irmã Ana Maria Teixeira Costa e CAEE-Professora Maria Aparecida Condé; nova sede da Escola Municipal Professora Nair de Araújo; além da ampliação da Escola Municipal Maria de Loreto Camiloto Rocha

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ubá

(32) 3301-6107

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.