Ubá confirma primeiro caso de Monkeypox (Varíola dos Macacos)

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirma o primeiro caso de Monkeypox (Varíola dos Macacos) no município. 

O caso confirmado trata-se de um paciente do sexo masculino, com idade entre 30 e 35 anos, sem histórico de viagem em locais com confirmação da doença.  O paciente encontra-se bem e com sintomas leves, monitorado pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde e cumprindo isolamento domiciliar.

A amostra foi coletada no dia 08 de setembro e enviada para análise na FUNED (Fundação Ezequiel Dias), em Belo Horizonte, tendo resultado positivo em 13/09.

Orientações

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, devem ser considerados suspeitos de Monkeypox, os casos no qual o paciente, de qualquer idade, apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável. Também podem ocorrer febre acima de 38,5°C, calafrios, dor de cabeça, dores musculares e fraqueza.

A transmissão da Monkeypox ocorre através de contato pessoal com secreções respiratórias, com as lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados, saliva e contato íntimo. A prevenção é através do uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool gel, evitar aglomerações e manter ambientes ventilados.

Caso o paciente tenha tido contato com pessoas com a doença ou esteve em regiões onde a Monkeypox foi confirmada e apresente algum sintoma, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para receber atendimento e orientações.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ubá

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.