UBÁ DISPENSA USO DE MÁSCARAS EM LOCAIS ABERTOS

Novo decreto foi publicado após fim do Minas Consciente

A Prefeitura de Ubá publicou nesta terça-feira (15) o Decreto Municipal Nº 6.740. O documento estabelece as normas de prevenção à Covid-19 que serão adotadas no município após o fim do Plano Minas Consciente.

Com o novo decreto, o uso de máscara fica dispensado em locais completamente abertos. No entanto, o uso do equipamento de proteção, mesmo em locais abertos, continua recomendado para pessoas que integram o grupo de risco ou que apresentem sintomas gripais.

Já em ambientes fechados (não domiciliares), a utilização de máscara facial é obrigatória. Também ficam mantidas a obrigatoriedade das seguintes medidas sanitárias de prevenção à Covid-19: a disponibilização de álcool 70% para higienização das mão em locais de acesso ao público e a exigência de comprovação de vacinação ou de laudo médico ou exame PCR para acesso à eventos.

Ainda conforme o documento, grandes eventos (com público superior a 600 pessoas), que dependam de alvará municipal, deverão ser protocolizados na Casa do Empreendedor com pelo menos 15 dias de antecedência.

“Avançamos muito no enfrentamento à pandemia e, neste momento, já podemos flexibilizar algumas medidas de combate ao coronavírus. Esse avanço foi possível graças ao trabalho incansável dos nossos profissionais de saúde e de fiscalização e à vacinação de grande parte da nossa população. Por isso, faço um apelo aos ubaenses que ainda não completaram o esquema vacinal ou ainda não tomaram a dose de reforço, que se vacinem. Hoje o município conta com equipes exclusivas para a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e tem disponibilidade de doses para a imunização de todos os ubaenses acima dos 05 anos de idade. Confiram a programação de vacinação no site e nas redes sociais da Prefeitura e se imunizem para que Ubá possa continuar avançando na luta contra a Covid-19”, disse o Prefeito Edson Teixeira Filho.

Uso de máscara em locais fechados

Conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), a liberação do uso de máscaras em locais fechados vai obedecer a meta de vacinação contra a Covid-19, ou seja, a desobrigação da utilização do equipamento de proteção em ambientes fechados só será recomendada quando o município atingir 80% da população acima de 05 anos imunizada com as duas doses da vacina e pelo menos 70% das pessoas com mais de 18 anos vacinadas com a dose de reforço.

Fim do Minas Consciente

O plano Minas Consciente, elaborado pelo estado para o acompanhamento da pandemia e para a criação de protocolos para a retomada das atividades econômicas, foi finalizado no último sábado (12/03). A decisão se deu a partir do avanço da vacinação e a queda no número de casos e taxa de óbitos pela covid-19 no estado.

A partir de agora, em vez das ondas amarela, verde, vermelha e roxa, o estado vai avaliar indicadores como média móvel de casos e ocupação de leitos para estabelecer restrições pontuais em cada local, quando necessário.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ubá

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.