NOSSA REGIÃO ESTÁ DE LUTO COM A MORTE DE PADRE JOEL

A humanidade ficou enfraquecida e o céu em festa!

Os católicos de Ubá e região estão enlutados e sentindo ciúmes de Deus. Aqui em Ubá ele foi pároco da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, em Visconde do Rio Branco, na Comunidade do Barreiro e de São José, em Tocantins. Foi simples, piedoso, fervoroso, receptivo e bom, tendo sido um verdadeiro sacerdote, na verdadeira concepção da palavra. Joel foi um padre que pregava e evangelizava pelo exemplo. Verdadeiramente foi o sacerdote que cativava pela fé praticada e pela dedicação e amor vivenciados. Joel Martins de Abreu São José nasceu em Mercês-MG, em 15 de setembro de 1958, tendo falecido na data de 02 de março de 2021, com apenas 62 anos de idade.

Era filho de Silvino Luna de Abreu e Margarida Martins de Abreu, tendo como irmãos: Dilcéa, Marilza, Silvino e o diácono Geraldo Magelo.

Padre Joel teve uma infância normal com a liberdade própria de vivência numa cidadezinha do interior. A vocação surgiu desde a infância, tendo nascido e crescido em Mercês, numa cidade e numa família muito religiosa.

Toda a sua juventude passou num colégio interno, o seminário de Mariana. Sempre foi bom aluno, desde o primário até a faculdade, alcançando os primeiros lugares.

Graduou-se nos cursos de filosofia, psicologia, teologia e docência superior.

Fez o curso de filosofia e psicologia na faculdade de Lorena, no Estado de São Paulo, o de docência superior na faculdade Dom Bosco, na cidade de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, o de teologia no Seminário Maior do Rio Comprido, no Estado do Rio de Janeiro. Foi ordenado no dia 08 de dezembro de 1989, na sua cidade Natal, Mercês.

Já exerceu sua missão pastoral como pároco no Estado do Rio de Janeiro, nas paróquias das cidades de Valença, Três Rios, Levi Gaspariano, Paraibuna e Rio das Flores. Retornando para Minas, veio para a paróquia de São Sebastião, do Barreiro, em Visconde do Rio Branco, Patrocínio do Muriaé, paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, Barão do Monte Alto, paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Tocantins, paróquia de São José, em Ubá, paróquia do Divino Espírito Santo, estando por último na paróquia da vizinha cidade de Dona Eusébia.

Afirmava sempre, que ser padre no mundo de hoje não era fácil, pois precisava estar sempre atualizado e buscar uma profunda espiritualidade, sabendo ir sempre às fontes do ministério que o Cristo nos confiou.

Dizia que a igreja deve sempre ir em busca, e em cada época se amoldar à luz do que o Cristo nos ensinou para  dar respostas de vida à humanidade, expressando, assim, à sua marca profética.

Acentuava que o Papa Francisco tem sua marca mais especial na sua simplicidade e, brincava, respeitosamente, que ele já tinha realizado o seu primeiro milagre, que é fazer o brasileiro gostar de argentino.

Pregava sempre que a igreja nascesse primeiro no coração de cada pessoa e que é preciso construir um mundo para Deus, fazendo com que a cada dia Cristo nasça no íntimo de cada um de nós.

Ficou em Tocantins por apenas três anos. Nos anos de 2005, 2006 e 2007, onde semeou muito e demonstrou de verdade a vivência da nossa fé católica, tendo ficado feliz por ter conquistado por muitos amigos em Tocantins e região.

De Tocantins foi transferido para a paróquia de Dona Eusébia.

Um fato interessante é que quando fora transferido para a paróquia do Divino Espírito Santo em Ubá, em substituição ao padre Antônio Firmino, que foi para Tocantins, uma fiel me falou tempos depois: perdemos um pai, com a saída do padre Firmino, mas, em recompensa, ganhamos uma mãe, com a chegada do padre Joel na paróquia do Divino Espírito Santo, em Ubá.

Todos os seus amigos e fiéis, embora tristes, estão gratos a Deus por terem partilhado da vida do padre Joel e convictos de que ele agora já está desfrutando de um reino de paz e de luz, no regaço de Maria e nos braços de Jesus.

À família enlutada nossos sentidos pesares e a todos nós o conforto da fé na confiança da ressurreição!

A história completa do padre Joel também se encontra no livro padre Macário, escrito pelo professor Joaquim Carlos de Souza, que se encontra a venda por 30 reais, na secretaria da paróquia de São José, em Tocantins ou com o próprio autor ou ainda pelo 9 9922 0804.

Ubá, 03 de março de 2021.

Texto: professor Joaquim Carlos de Souza

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.