COVID 19: UBÁ TEM MAIS 3 CASOS CONFIRMADOS

Comunicado Oficial 63 – COVID/19

Informamos que a SES implantou novo modelo de informações em seu boletim. A Secretaria de Saúde de Ubá iniciou desde então a adequação do fluxo de dados para que possamos seguir este novo modelo a partir da próxima semana. 

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

– Ubá possui quarenta (40) casos confirmados de COVID-19.

– Dez (10)  pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e aguardam resultados dos exames.

– Cento e quarenta e dois (142) pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.

– Duzentos e trinta e seis (236 casos descartados, entre: casos investigados que receberam resultado negativo E casos monitorados que devido ao transcorrer do prazo de 14 dias foram descartados para COVID-19.

– O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de quatrocentos e vinte e sete (427).

Sobre as novas confirmações:

– 38º caso confirmado: paciente do sexo feminino, faixa etária de 50 a 55 anos.  
– 39º caso confirmado: paciente do sexo masculino, faixa etária de 50 a 55 anos. 
– 40º caso confirmado: paciente do sexo feminino, faixa etária de 35 a 40 anos.

Internações:

1) Paciente do sexo masculino, faixa etária 60 a 65 anos, grave porém estável, UTI. Resultado positivo para COVID-19.

2) Paciente do sexo masculino: faixa etária de 75 a 80 anos, UTI, grave porém estável. Resultado positivo para COVID-19.

3) Paciente do sexo feminino, faixa etária de 60 a 65 anos, estável, em isolamento clínico. Aguarda resultado.

4) Paciente do sexo masculino, faixa etária de 35 a 40 anos, bem, em isolamento clínico. Resultado positivo para COVID-19. 

5) Paciente do sexo feminino, faixa etária de 65 a 70 anos, bem, em isolamento clínico. Resultado positivo para COVID-19.  

6) Paciente do sexo masculino, faixa etária de 55 a 60 anos, bem, em isolamento clínico. Resultado positivo para COVID-19.

7) Paciente do sexo feminino, faixa etária de 85 a 90 anos, em isolamento clínico, estável. Aguarda resultado de exame.

* Paciente do sexo feminino, faixa etária de 70 a 75 anos, grave, em isolamento clínico – Resultado negativo para COVID-19

* Paciente do sexo masculino, faixa etária de  55 a 60 anos, estável, em leito de isolamento clínico. Resultado positivo para COVID-19. – ALTA  

* Paciente do sexo masculino, faixa etária de 30 a 35 anos, grave, em isolamento clínico. Resultado negativo para COVID-19.  

* Paciente do sexo Masculino: faixa etária 25 a 30 anos, em isolamento clínico. Estável. Resultado negativo para COVID-19.


Esclarecimento:

– Os critérios para realização de exame para COVID-19 encontram-se disponíveis na Nota Informativa 03, voltada para profissionais de saúde, e que encontra-se disponível no site da Prefeitura.

– O Município de Ubá esclarece que nosso boletim diário informa apenas dados referentes a situação de pacientes RESIDENTES na cidade. Trata-se de protocolo padrão adotado por todos os municípios.

Novo decreto: Ubá adere ao Plano Minas Consciente

O Município de Ubá, de acordo com o Decreto nº 6.392, publicado na edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial, passa a seguir as diretrizes estaduais do Plano Minas Consciente. 

O plano é destinado à possibilidade de flexibilização das medidas de isolamento social de forma responsável em cada município, permitindo a retomada parcial da economia e observando o impacto no sistema de saúde. O Minas Consciente aborda uma ótica de retomada gradual, progressiva e regionalizada, embasada em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica e da capacidade assistencial. 

A decisão de aderir ao programa, em parceria com outros municípios da microrregião de Ubá, deu-se após Recomendação do Ministério Público de Minas Gerais. A avaliação quanto às atividades econômicas que terão seu funcionamento restrito é feita pela avaliação do Estado, que classificou a macrorregião de Ubá como pertencente à onda verde (serviços essenciais).  

O Plano Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

Saiba mais sobre o Minas Consciente e conheça o sistema de ondas criado pelo Estado de Minas Gerais:  https://www.mg.gov.br/minasconsciente


Ações na indústria

O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) tem realizado, de segunda a sexta-feira, inspeções educativas nas indústrias que estão em funcionamento. Nessas visitas, a equipe técnica realiza a verificação de todos os itens de prevenção à COVID-19 exigidos pelo Decreto Municipal que autorizou o retorno destas atividades. Em caso de não conformidade, os responsáveis recebem esclarecimentos imediatos sobre a adequação necessária. A ação tem a finalidade de garantir que as empresas promovam a segurança de seus colaboradores frente ao novo coronavirus.


Sanitização de ruas e áreas estratégicas  

A lavagem das ruas para remoção de lama pós enchente ganhou reforço de sanitização com o acréscimo da solução de hipoclorito de sódio. Dessa maneira, o serviço foi otimizado atendendo às duas finalidades: limpeza e combate ao novo coronavirus.


Fiscalização

Unidade Integrada de Fiscalização recebe e atende as demandas de denúncias somente online, através do endereço www.uba.mg.gov.br/ouvidoria


Orientações à comunidade

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco.

Se você apresenta sintomas de síndrome gripal, caracterizados por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória procure a Unidade Básica a Saúde do seu bairro (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou um dos Pronto Atendimentos Municipais 24h, instalados no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Santa Isabel.  De preferência, use máscara ao sair de casa.

Em caso de sintomas leves: Informe o setor de Epidemiologia ou a Unidade de Saúde mais próxima, permaneça em casa por 14 dias, siga rigorosamente todas as orientações de higiene, não receba visitas, faça repouso, beba bastante água, evite permanecer em ambientes compartilhados da casa, como cozinha/ sala de estar, use máscara.

O contato deve ser feito através da Central de Atendimento Covid-19, que atenderá a população por meio do número 0800 000 2966, das 7h às 19 horas, todos os dias da semana. A Central também atende pelo whatsapp através dos números 3301-6503 ou 3301-6508.

Diversos serviços da Prefeitura tiveram seu atendimento ao público suspenso. No site uba.mg.gov.br, a imprensa e os cidadãos podem acessar um link com perguntas e respostas sobre o COVID-19 em Ubá, além do funcionamento dos órgãos públicos e a relação de todos os decretos e comunicados publicados até o momento.

Novas atualizações serão repassadas amanhã (17/05) às 11h30, ou a qualquer momento em caso de atualizações importantes. Reiteramos que o canal para informações à imprensa será única e exclusivamente através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, e contamos com a compreensão de todos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ

Comentarios

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.