CREFITO-4 MG REALIZA COOPERAÇÃO TÉCNICA E CAPACITA FISIOTERAPEUTAS DE UBÁ PARA ATUAREM NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

Parceria entre o conselho e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá preparar profissionais com e sem experiência em UTIs, mas que poderão ser realocados para o atendimento hospitalar. Treinamento, que acontecerá neste sábado e domingo, também contará com o apoio da FHEMIG

Capacitar fisioterapeutas para atuarem em UTIs no combate ao novo coronavírus. Foi com esse objetivo que o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) realizou cooperação técnica com a Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde para treinar os referidos profissionais que trabalharão no enfrentamento à pandemia na cidade da Zona da Mata.

A capacitação irá acontecer neste sábado (16) e domingo (17), na Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), localizada na Rodovia Ubá Juiz de Fora, KM 06, S/N, incluindo fisioterapeutas que já atuam nas unidades de terapia intensiva e outros que ainda podem ser realocados para o atendimento hospitalar. Na ocasião, membros do Comitê de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do novo coronavírus, criado pelo CREFITO-4 MG no mês de março, irão até Ubá para participar do treinamento, que vem para atender um anseio dos próprios profissionais do município.

O presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Luís Coelho, estará presente, assim como o delegado de representação política da autarquia, Dr. Marcelo Zager. Ambos integram também o Comitê de Acompanhamento. Parceira do projeto em Ubá, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) cederá o espaço, ventiladores mecânicos e demais equipamentos para a prática. A Fundação estará representada pelo Diretor Assistencial da CSPD, Dr. Adelton Andrade Barbosa.

Durante os dois dias, serão abordados os seguintes tópicos: utilização dos equipamentos de proteção individual, impactos da COVID 19 na mecânica pulmonar, bases da ventilação mecânica: princípios, modos, variáveis e parâmetros, além de atividades práticas.

Segundo o presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Luís Coelho, a iniciativa irá qualificar profissionais chave no tratamento da doença, beneficiando diretamente a população de Ubá. “A cooperação técnica entre o conselho e a Prefeitura visa a capacitar os profissionais chave no processo de tratamento dos infectados pela COVID-19, que são os fisioterapeutas. São esses profissionais os responsáveis para cuidar da manutenção da capacidade funcional e controlar os ventiladores mecânicos nas UTIs. Serão dois dias de treinamento que abordarão temas essenciais no trabalho diário e de atualidades científicas no manejo fisioterapêutico dos doentes com COVID-19.”

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ubá.

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.