Ubá registra nesta segunda-feira (27/04) o primeiro caso de óbito por suspeita de COVID-19

Comunicado oficial 44/ COVID-19

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento. 

– Ubá possui quatro (04) casos confirmados de COVID-19. 
– Um óbito com suspeita de COVID-19 foi registrado. 
– 
 Nove (9) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e aguardam resultados dos exames.   
– Vinte (20)  pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.
– Cento e cinquenta e um (151)  casos descartados, entre: casos investigados que receberam resultado negativo E casos monitorados que devido ao transcorrer do prazo de 14 dias foram descartados para COVID-19. 
– O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e oitenta e quatro (184).
 
 
Sobre o óbito:
Ubá registra nesta segunda-feira (27/04) o primeiro caso de óbito por suspeita de COVID-19. Trata-se de paciente do sexo masculino, de 56 anos, morador do bairro São João, que estava internado em estado grave desde 24 de abril. O paciente era diabético e apresentou os primeiros sintomas no dia 19. Foi internado e entubado, já em estado grave, apresentando febre, dispneia, desconforto respiratório, diarreia. O material para exame foi colhido e enviado para a FUNED.
 
Esclarecimento:
– Os critérios para realização de exame para COVID-19 encontram-se disponíveis na Nota Informativa 03, voltada para profissionais de saúde, e que encontra-se disponível no site da Prefeitura. 
 
– É importante destacar que nem todo caso de internação clínica em isolamento configura-se dentro dos requisitos estabelecidos para essa testagem. Em alguns casos, os pacientes internados são monitorados, mas não investigados. Isso se dá pela ausência de sintomas exigidos para a testagem de COVID-19, como febre, por exemplo. 
 
– O Município de Ubá esclarece que nosso boletim diário informa apenas dados referentes a situação de pacientes RESIDENTES na cidade. Trata-se de protocolo padrão adotado por todos os municípios.
 

Internações:

1) NOVO: paciente do sexo masculino, faixa etária de 30 a 35 anos, integrante do grupo de risco, estável, em ar ambiente. 
 
* Paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável – RESULTADO NEGATIVO PARA COVID-19
* Paciente do sexo masculino, faixa etária 75 a 80 anos, com comorbidade, estável, em ar ambiente – TEVE ALTA
 
Importante esclarecer que:
Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados. 
 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.