HÁ 26 PESSOAS AGUARDANDO RESULTADO DE TESTE DO COVID-19 EM UBÁ

Comunicado oficial 21 / COVID-19

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.Até o momento, Ubá não possui nenhum (0) caso confirmado de COVID-19.
Vinte e seis (26) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e aguardam resultado do exame. 

Sessenta e nove (69) pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.

Dezenove (19) pacientes testados já receberam resultado negativo para COVID-19. 

O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e catorze (114). 

Importante esclarecer que:

Os teste rápidos para COVID-19 para os municípios serão fornecidos pelo Ministério da Saúde. 

Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados. 

Internações

Ubá possui duas pessoas internadas com suspeita de COVID-19. 

1) paciente do sexo masculino, idoso, 70 anos, acamado, isolado, com quadro estável. 
2) paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável. 

Arboviroses também merecem atenção

Ao mesmo tempo em que luta contra a pandemia de COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde segue atividades de combate à outras doenças, entre elas àquelas causadas pelo mosquito Aedes aegypti, chamadas arboviroses. Somente em 2020, já foram registrados, em Ubá, 1053 casos notificados de doenças causadas pelo mosquito, sendo que destes: 952 são notificações de casos suspeitos de dengue, 53 de Chikungunya e 48 de Zika vírus. O número de casos confirmados é alto: 227 casos confirmados de dengue, e 3 de Chikungunya. 

Os agentes de combate às endemias seguem em campo, orientando a população quanto às medidas preventivas e os riscos dessas doenças. Além disso, o carro fumacê percorre diariamente diversos pontos da cidade, priorizando as áreas com maior número de casos notificados. Acesse o site da Prefeitura e veja a programação do fumacê e os cuidados que devem ser adotados quando ele passar na sua rua. 

Ações preventivas

A Prefeitura permanece realizando o serviço de sanitização em diversos locais da cidade, tanto através da ação dos funcionários em locais específicos, quanto de um trator com pulverizador para as ruas. 

As barreiras sanitárias estão sendo realizadas e foram reforçadas, tendo como objetivo ações educativas e informativas. Além disso, foi criado o PIT STOP “Fora COVID”, que atua através de panfletagem na Av. Beira-Rio, próximo a ponte Major Fusaro. Destaca-se que os servidores que atuam nesses serviços utilizam equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras, visando proteger a própria saúde e da população abordada. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social/Banco de Alimentos, em conjunto com a Secretaria de Educação, fez um levantamento das famílias em vulnerabilidade social (em especial  aquelas que ficarão com maior risco de insegurança alimentar devido à suspensão das aulas) para distribuição de cestas básicas. A distribuição continua sendo realizada. 

Ação do Procon visa coibir abusos no comércio

Fiscais do Procon e de Posturas permanecem em atividade com ações educativas, visando orientar setores do comércio como farmácias, supermercados e lanchonetes acerca de práticas abusivas e também quanto à adoção das medidas de higiene previstas nos decretos municipais. Denúncias são recebidas pelo email: atendimentoprocon@uba.mg.gov.br 

Fiscalização

– Unidade Integrada de Fiscalização recebe denúncias através do portal http://www.uba.mg.gov.br/ouvidoria.

Orientações à comunidade:  

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco

Para quem chega de viagem vindo de local em que haja reconhecimento de transmissão comunitária da doença, é solicitado comunicar a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através dos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através do número 3301-6503 (somente mensagem, não atende ligação). 

– Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias. 

– Caso não apresente nenhum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 7 dias. 

A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre ou sinal/sintoma respiratório. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda. 

Diversos serviços da Prefeitura tiveram seu atendimento ao público suspenso. No site uba.mg.gov.br, a imprensa e os cidadãos podem acessar um link com perguntas e respostas sobre o COVID-19 em Ubá, além do funcionamento dos órgãos públicos e a relação de todos os decretos e comunicados publicados até o momento. 

Novas atualizações serão repassadas amanhã (05/04) às 11h30, ou a qualquer momento em caso de atualizações importantes. Reiteramos que o canal para informações à imprensa será única e exclusivamente através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, e contamos com a compreensão de todos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ


 

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.