CORONAVÍRUS: UBÁ AINDA NÃO HÁ CASO CONFIRMADO

Comunicado oficial 12 / COVID-19

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

O número de casos suspeitos é de 59. Treze resultados foram recebidos, e apontam resultado negativo. Não há nenhum caso confirmado na cidade.  

ERRATA: Em relação ao caso de internação divulgado ontem, faz-se necessário retificar algumas informações. Trata-se de paciente do sexo feminino, com faixa etária de 20 a 25 anos, internada em isolamento, com quadro estável. Foi feita a coleta de materiais e aguarda-se o resultado do exame. Todos os demais pacientes com suspeita da doença foram orientados quanto às medidas de higiene e isolamento domiciliar, e assinaram termo de responsabilidade.  

A Secretaria de Desenvolvimento Social/Banco de Alimentos, em conjunto com a Secretaria de Educação, fez um levantamento das famílias em vulnerabilidade social (em especial  aquelas que ficarão com maior risco de insegurança alimentar devido à suspensão das aulas) para distribuição de cestas básicas. A distribuição continua sendo realizada. 

Kits de higiene também estão sendo distribuídos para pessoas em situação de rua. Aqueles que não foram contemplados, podem procurar o Centro POP, na Rua João Guilhermino, 96, Centro.  

Quatro carros de som cedidos gratuitamente pela “Mineirinha da Sorte/Núcleo do Câncer”, circulam pelas ruas do município, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, recomendando às pessoas que permaneçam em suas casas. Equipes de Fiscalização também estão de plantão, percorrendo locais com denúncia de aglomeração de pessoas. 

Ação do Procon visa coibir abusos no comércio

Fiscais do Procon e de Posturas realizam ação educativa, hoje, visando orientar setores do comércio como farmácias, supermercados e lanchonetes acerca de práticas abusivas e também quanto à adoção das medidas de higiene previstas nos decretos municipais. A ação tem caráter orientativo e baseia-se na nota técnica 01/2020 emitida pelo PROCON/Ubá e também na  Recomendação emitida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Comarca de Ubá (os dois documentos seguem anexados).

Deliberação 01/2020 

Publicada nesta quarta-feira (25) a Deliberação 01/2020, da Comissão Intersetorial de Monitoramento da Situação de Emergência em Saúde de Ubá. O texto estabelece, entre outras medidas, a permissão para funcionamento parcial de algumas atividades industriais de apoio administrativo. Destaca-se que a atividade de produção industrial continua suspensa, conforme Decreto Municipal 6361/20, publicado no dia 22 de março. A Prefeitura orienta que sejam seguidas as orientações da Deliberação. 

A Deliberação autoriza o funcionamento de parte da cadeia produtiva das indústrias, desde que adotadas algumas medidas. Estão autorizados a funcionar, nas indústrias, os setores de vigilância; limpeza e manutenção; serviços contábeis, financeiros e de pessoal; carga e descarga de insumos; e manutenção de mecânica. Para adotar ao funcionamento, as indústrias precisarão tomar algumas medidas, entre elas comunicar ao Centro de Referência de Saúde do Trabalhador– CEREST, informando quais setores estarão em funcionamento, além de nomes e cargos dos funcionários em atividade. Além disso, deverão adotar ações de prevenção ao contágio pela COVID-19, como intensificação das ações de limpeza, disponibilização de álcool e equipamentos de proteção individual aos trabalhadores, manter distância mínima de dois metros entre os colaboradores, dentre outras. 

Decreto em vigor

As barreiras sanitárias estão sendo realizadas, tendo como objetivo ações educativas e informativas. O funcionamento é de 7h às 18h. A suspensão das atividades comerciais e  industriais na cidade permanecem em vigor, de acordo com o Decreto Municipal 6.362/2020. Denúncias relacionadas ao descumprimento das medidas devem ser encaminhadas a Polícia Militar, pelo 190. A equipe de fiscalização da Prefeitura também recebe as denúncias pelo canal de ouvidoria do município: http://www.uba.mg.gov.br/ouvidoria.

Aviso aos servidores:

A folha de pagamento será paga conforme a rotina: na última sexta-feira do mês. No caso deste mês, no dia 27 de março. Solicitamos aos servidores que evitem ir à agência bancária nos horários de maior movimento, para evitar aglomerações. Sugestão: uso de aplicativos do banco e utilização de caixa eletrônico nos horários de menor movimento. 

Vacina H1N1

O segundo lote de vacinas contra a H1N1 foi recebido hoje pela Secretaria Municipal de Saúde, totalizando 7.180 doses recebidas até o momento desde o início da campanha. Já foram distribuídas as vacinas entre hospitais para imunização dos trabalhadores que atuam na linha de frente. As demais doses são destinadas, neste momento, aos acamados, Policlínica, Unidades de Saúde e Asilos. Importante: Idosos acima de 80 anos de idade serão vacinados em casa. A comunicação deve ser feita na Unidade de Saúde de sua referência para que seja feito o agendamento.

Fiscalização

– Unidade Integrada de Fiscalização estará atendendo as demandas de denúncias somente pelo portal http://www.uba.mg.gov.br/ouvidoria.

Orientações à comunidade:  

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco

Para quem chega de viagem vindo de local em que haja reconhecimento de transmissão comunitária da doença, é solicitado comunicar a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através dos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através do número 3301-6503 (somente mensagem, não atende ligação). 

– Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias. 

– Caso não apresente nenhum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 7 dias. 

A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre ou sinal/sintoma respiratório. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou a Policlínica Regional – funcionamento ampliado (7h às 20h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda. 

Uma equipe de plantão atua na Rodoviária de Ubá, orientando a todos os passageiros que chegam à cidade sobre as medidas de isolamento domiciliar e os cuidados de higiene como forma de prevenção à doença. Esta medida já era tomada através da distribuição de panfletos, e agora foi reforçada com a instalação de uma tenda para apoio.

Diversos serviços da Prefeitura tiveram seu atendimento ao público suspenso. No site uba.mg.gov.br, a imprensa e os cidadãos podem acessar um link com perguntas e respostas sobre o COVID-19 em Ubá, além do funcionamento dos órgãos públicos e a relação de todos os decretos e comunicados publicados até o momento. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ

Comentarios

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.