A Rua Capitão Teixeira Pinto passará a operar em mão dupla a partir desta quarta-feira (29)

Nota Oficial 07 – Ações de resposta às chuvas em 28/01/2020

As ações de resposta às severas e intensas chuvas que atingiram Ubá no dia 24 de janeiro de 2020 seguem sendo realizadas pelas equipes da Prefeitura. O prefeito Edson Teixeira Filho decretou Situação de Emergência no município no 25 de janeiro. O Governador do Estado de Minas Gerais decretou Situação de Emergência em 47 municípios de Minas Gerais, entre eles Ubá (Decreto NE nº 33/2020). O Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou a Portaria 161/2020, reconhecendo a Situação de Emergência decretada por municípios mineiros, entre eles Ubá.

Alerta a população: Há previsão de mais chuvas

O último levantamento de dados das forças integrantes do Sistema de Comando de Operações, formado por Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Copasa e Energisa, atualizado às 17 horas de 28 de janeiro (terça-feira), aponta que:

– O número de desalojados e desabrigados permanece, sendo: 30 pessoas desalojadas e 3 pessoas desabrigadas.

– O número de imóveis interditados permanece, sendo total de 10, nos bairros: Inês Grôppo, Industrial, Centro, Meu Sonho e São Domingos.

– Em relação a distribuição de água, a Copasa informa que foi registrado desabastecimento parcial no bairro Cibraci, porém o problema já foi resolvido e o abastecimento está sendo normalizado.

– Diversas áreas da cidade que apresentaram trincas estão sendo monitoradas diariamente. A rua João Grôppo, no bairro Inês Grôppo, segue interditada para passagem de veículos, até a conclusão dos estudos e a estabilização do tempo. A área próxima ao número 228 foi completamente isolada, devido ao risco de desmoronamento. O local recebe monitoramento diário. A Prefeitura informa que a prioridade é garantir a segurança das pessoas que residem, trabalham e transitam na área.

– As ações de limpeza continuam em diversos pontos da cidade. Cerca de 2 mil toneladas de lama já foram retiradas das ruas até o momento. A limpeza já passou pelas seguintes regiões: Centro (região da Beira-Rio e ruas adjascentes, Rodoviária), na região das ruas Antônio Batista e Giovane Biscotto, Waldemar de Castro, Louriçal, Sobradinho, Primavera, Santa Edwiges, Industrial, e Avenida JK. A Prefeitura esclarece que as ações estão sendo feitas por prioridades, e que todas as regiões da cidade receberão as ações de recuperação e limpeza devidas nos próximos dias.

– Em razão da interdição do tráfego na rua João Grôppo, a rua Capitão Teixeira Pinto passará a operar em mão dupla a partir desta quarta-feira (29), no trecho compreendido entre a esquina da rua Antônio Batista (Ponte da Geladeira) e o trecho interditado da rua João Grôppo.

– A recuperação da estrada da Barrinha será concluída na tarde desta quarta-feira, passando a partir de então a ser permitido o tráfego de todos os veículos.

– A ponte de acesso a Pedra Redonda está interditada para a passagem de veículos pesados.

 

As atualizações diárias estão suspensas a partir de agora. Nova reunião de avaliação das ações de resposta está programada para acontecer na sexta-feira (31), às 16 horas, ou a qualquer momento em caso de fatos novos.

SAÚDE

– A Secretaria de Saúde montou um ponto de apoio no Centro de Ubá (Calçadão) onde os funcionários do comércio puderam apresentar o cartão de vacinas para receber as doses necessárias. Foram dadas orientações às pessoas que tiveram contato direto com a água ou lama da enchente.  

– Equipe da Secretaria de Saúde esteve na empresa ECP Engenharia, responsável pela limpeza da cidade, orientando os trabalhadores e atualizando o cartão de vacina de todos que necessitavam.

Trânsito (Mudança):

– Em razão da interdição do tráfego na rua João Grôppo, a rua Capitão Teixeira Pinto passará a operar em mão dupla a partir desta quarta-feira (29), no trecho compreendido entre a esquina da Antônio Batista (Ponte da Geladeira) e o trecho interditado da rua João Grôppo.

– Avenida Olegário Maciel tem mão dupla de direção a partir da esquina com a Rua Nossa Senhora Aparecida (sentido centro). Ou seja, motoristas que venham de Guidoval e Rodeiro poderão passar pela ponte do Posto Zema, virar a esquerda no trevo sentido ao bairro Inês Grôppo, depois virar à esquerda acessando a Rua Nossa Senhora Aparecida (esquina com a casa de festas Play Kids), e acessar a Av. Olegário Maciel – sentido Centro. Solicita-se atenção redobrada aos motoristas e ciclistas que trafegarem pelo local em razão da mudança.

– Orienta-se aos condutores de veículos pesados que dêem preferência a passar pelo Anel Viário (Trevo do Peixoto Filho).

– Veículos pesados que acessam o Trevo do Paulino Fernandes devem dar preferência a seguir sentido frigorífico, passando pelos bairros Agroceres e Bom Pastor. Porém, a passagem pela Ponte Nossa Senhora Aparecida também é permitida.

Interdições:

– A recuperação da estrada da Barrinha será concluída na tarde desta quarta-feira, passando a ser permitido o tráfego de todos os veículos.

– A ponte de acesso a Pedra Redonda está interditada para a passagem de veículos pesados.

– A ponte de acesso ao bairro Fazendinha permanece interditada para passagem de veículos pesados.

– A ponte Major Siqueira, na rua Cristiano Roças, segue interditada totalmente para passagem de veículos e pedestres.

– A rua João Grôppo, no bairro Inês Grôppo, segue interditada para passagem de veículos. A área próxima ao número 228 foi completamente isolada, devido ao risco de desmoronamento de um prédio. O local recebe monitoramento diário.

Orientações aos cidadãos

– Orienta-se às pessoas que NÃO dirijam-se para os locais afetados pelas enchentes, especialmente à Avenida Beira-Rio. A presença de curiosos prejudica os trabalhos de restabelecimento da cidade, além de caracterizar sério risco.

• Se sua casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, saia do local e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (Telefone 193);

• Não se arrisque em atravessar a pé ou com veículos as ruas e áreas alagadas.

Clique aqui para ser membro no grupo de whatsapp e ser notificado sempre quando tiver uma nova notícia.

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.