SOBE O NÚMERO DE PESSOAS DESALOJADAS EM UBÁ, APÓS CHUVA DE SEXTA-FEIRA (24)

Nota Oficial 03 – Ações de resposta às chuvas em 25/01/2020

O município de Ubá foi atingido por chuvas intensas e severas no dia 24 de janeiro. Diversos pontos de alagamentos foram registrados pela cidade, além do extravasamento da calha do Ribeirão Ubá na Av. Comendador Jacinto S. S.Lima (Beira-Rio), causando a inundação de toda a avenida e suas pontes.

Às 11h de hoje o município publicou um Decreto de Situação de Emergência, em edição extraordinária do Diário Oficial.

Doações de água mineral podem ser entregues no Fórum Cultural. Preferencialmente, garrafas de até 5 litros, vedadas.  

Integrantes do Sistema de Comando de Operações reuniram-se novamente na manhã deste sábado. O número de desalojados chegou a 25 pessoas, toda encaminhadas à casa de familiares. A ponte Major Siqueira, na rua Cristiano Roças, foi interditada totalmente para passagem de veículos e pedestres. Os imóveis do entorno passarão por nova vistoria da Defesa Civil. A Rua João Grôppo, no bairro Inês Grôppo, foi interditada para passagem de veículos e pedestres, a partir da esquina com a Rua Nossa Senhora Aparecida, devido ao risco de desabamento de um prédio. Três imóveis foram interditados. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da Divisão de Trânsito atuam no local. Recomenda-se aos motoristas que evitem a região.

A alternativa de trânsito é:

– Para veículos pesados: desvio à direita após a ponte do Posto Zema, em direção ao frigorífico, passando pelos bairros Agroceres e Bom Pastor.

– Veículos leves: desvio pela Rua Nossa Senhora Aparecida.

Até o momento, o Corpo de Bombeiros recebeu 55 chamadas relacionadas à chuva, em toda sua área de atuação (não apenas Ubá).

O abastecimento de água segue suspenso na ETA Miragaia, com previsão de religamento a partir das 15 horas de hoje. Solicita-se a comunidade que economize água.

Em relação às estradas rurais, o acesso a Miragaia já foi restabelecido. Em Ubari, equipes atuam na retirada de terra próximo a Santinha, com previsão de restabelecimento nas próximas horas.

Na ponte do bairro Santa Rosa há passagem apenas para veículos leves. Equipes já atuam no local na construção de acesso de madeira. A previsão é que o tráfego de veículos pesados no local seja restabelecida nas próximas três horas.

O Sistema de Comando de Operações, formado por representantes da Prefeitura, Bombeiros, Polícia Militar, Copasa e Energisa reunirá-se novamente no fim da tarde, para atualização das informações. Novo boletim será encaminhado à imprensa, e publicado nos canais oficiais da Prefeitura em seguida.

Alerta a população: Há previsão de mais chuvas para as próximas horas.

Orientações aos cidadãos
Orienta-se às pessoas que NÃO dirijam-se para os locais afetados pelas enchentes, especialmente à Avenida Beira-Rio. A presença de curiosos prejudica os trabalhos de restabelecimento da cidade, além de caracterizar sério risco.

•    Se sua casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, saia do local e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (Telefone 193);

•    Não se arrisque em atravessar a pé ou com veículos as ruas e áreas alagadas;

Equipes em atuação no dia 25/01:

Secretaria do Ambiente e Mobilidade Urbana

62 pessoas atuando em ações de trânsito, limpeza

3 retroescavadeiras

5 caminhões basculhantes

2 caminhões pipa

Secretaria de Obras

89 pessoas atuando em ações de limpeza, reconstrução e recuperação de acessos e restabelecimento de estradas rurais e isolamento de áreas interditadas.

1 carregadeira

1 patrol

1 trator de esteira

1 escavadeira hidráulica

3 caminhões pipa

6 caminhões basculhantes

1 caminhão de carroceria

2 caminhonetes 3/4

3 veículos leves

4 retroescavadeiras

Desenvolvimento Social
Sete equipes, compostas por 24 pessoas, e sete veículos, de assistência social percorrem os locais afetados na manhã deste sábado. O trabalho conta com reforço de servidores da Defensoria Pública. A Secretaria também está de plantão na manhã de hoje, atendendo a solicitações pelo telefone 3301-6700.

Clique aqui para baixar o DECRETRO DE EMERGÊNCIA 

Clique aqui para ser membro no grupo de whatsapp e ser notificado sempre quando tiver uma nova notícia.

Comentarios

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.