PREFEITURA ATUALIZA NOTA SOBRE INFORMAÇÕES SOBRE A FORTE CHUVA

Atualização – Nota Oficial 02 – 26/10/2019
A Prefeitura Municipal de Ubá informa que, em razão das fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento de intensidade superior a 100km/hora que atingiram a cidade na noite desta sexta-feira (25), provocando estragos de diversas naturezas, diversas medidas estão sendo tomadas desde o momento do acontecimento.
Ainda na manhã deste sábado (26), foi ativado o Sistema de Comando de Operações, formado pela Polícia Militar, Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, e Energisa, com posto de comando na sede do Corpo de Bombeiros. O plano de contingência municipal foi acionado.
Ao longo do dia, mais de 70 funcionários da Prefeitura participaram das ações de resposta ao desastre pela cidade. Bombeiros e Policiais Militares também atuaram no apoio desde o momento das chuvas e permanecem em campo.
Diagnósticos traçados ao longo do dia demonstram com clareza que os maiores danos podem ser atribuídos a intensidade dos ventos. São estes danos, em sua maior parte: queda de árvores e estruturas metálicas como coberturas e placas na rede elétrica e também em residências, veículos e vias urbanas.
Até o momento, não há desabrigados e nem desalojados em razão deste episódio em Ubá.
A prioridade das equipes é a desobstrução das vias públicas e o apoio à concessionária Energisa nas ações necessárias para a retirada de estruturas metálicas  e árvores da rede elétrica, para que o fornecimento de energia possa ser restabelecido em 100% da cidade.
– A Avenida Padre Arnaldo Jansen teve o tráfego de veículos liberado a partir das 18h de sábado, após cerca de 10 horas de trabalho na retirada das estruturas metálicas que caíram sobre a rede elétrica. A Prefeitura pede atenção dos motoristas e todos que passam pela pista pois o material ainda não pode ser removido, por isso está recuado próximo ao acostamento da via e sinalizado. O trabalho envolveu 3 caminhões guindaste.
– Na rua Ouro Preto (acesso ao Cemitério Memorial das Rosas), também foi feito trabalho de remoção de diversas árvores da rede elétrica. O trânsito já foi liberado.
– Ainda há obstrução na rede elétrica em bairros como Santo Antônio, Schiavon, São João e Eldorado. Os trabalhos permanecem nos próximos dias até que ocorra o restabelecimento completo.
– Equipes de assistentes sociais percorreram as regiões mais afetadas orientando a população atingida.
– Equipes de limpeza da Prefeitura atuam tanto na área central quanto nos bairros, inclusive promovendo a desobstrução de locais em que não há contato com a rede elétrica. Estima-se que o trabalho de limpeza deva durar cerca de 1 semana, em razão do número de locais afetados.
– A Prefeitura informa que em razão dos desligamentos de energia e a necessidade de concentrar as equipes nas recuperações, o desligamento de energia programado para interligação da nova rede no bairro Tanquinho, previsto para acontecer neste domingo (27), será reagendado.A Prefeitura informa que irá repassar a imprensa e a população, através de suas redes sociais, as informações oficiais acerca da situação do município e sua atuação frente ao evento.
É de suma importância que, neste momento, a população siga algumas orientações, elencadas abaixo:
• Em caso de solicitações e emergências, as autoridades devem ser acionadas pelo telefone:  1-9-3 (Corpo de Bombeiros).
• Solicita-se a população que aja com cautela, evitando subir em telhados, e ter qualquer contato com a rede elétrica.
• Evitar passar sob árvores devido ao risco de queda de galhos.

Clique aqui para ser membro no grupo de whatsapp e ser notificado sempre quando tiver uma nova notícia.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE UBÁ

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.