Última semana de inscrições do Processo Seletivo 2020 do IF Sudeste MG

Instituição apresenta novidade para os cursos de graduação. Além da prova tradicional, os candidatos podem concorrer com sua nota do Enem.  

“Quer estudar em uma instituição gratuita e com qualidade de ensino? Esta é sua chance! A educação TRANSFORMA!”. Os candidatos que ainda não fizeram a inscrição para o Processo Seletivo 2020.1 do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais têm até o dia 8 de outubro para garantir seu lugar. São 3.609 vagas entre cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em todos os 10 campi: Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei e nos campi avançados Bom Sucesso, Cataguases e Ubá.

O aluno interessado poderá acessar o edital com as informações no link: https://copese.ifsudestemg.edu.br. As inscrições são exclusivamente pela internet. Este é o maior Processo Seletivo já realizado pelo IF Sudeste:

  • 1.279 vagas de graduação (Provas, ENEM e SISU);
  • 877 vagas para o técnico Integrado;
  • 1250 para os cursos concomitantes/subsequentes e pós-técnico;
  • 203 para os cursos de pós-graduação lato stricto sensu

As provas serão realizadas nos dias 7 (Técnico Integrado e especialização Técnica) e 8 (Técnico subsequente e concomitante, graduação e pós-graduação) de dezembro.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site ifsudestemg.edu.br, clicar em inscrições, acessar a área do candidato e seguir os passos. A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 9 de outubro, apenas por quem não conseguiu a isenção. Para os alunos isentos, a guia será emitida sem valor. É importante ressaltar que mesmo os candidatos contemplados com a isenção precisam se inscrever.

O aluno que tiver dificuldade de acesso à internet, pode buscar apoio em um dos campi do IF Sudeste MG. Computadores com acesso à internet estarão à disposição. A relação dos campi e seus horários de funcionamento também são encontrados nos editais, assim como todos os documentos necessários e outras informações sobre o Processo Seletivo.

Nota do Enem

O Processo Seletivo 2020.1 do IF Sudeste MG traz novas oportunidades em diversos níveis de educação, com novos cursos em suas 10 unidades. Além disso, conta com uma nova modalidade de seleção para os cursos de graduação.

Além de 40% das vagas por meio das provas do dia 8 de dezembro, 30% será destinado àqueles que queiram utilizar sua nota do Enem em nosso sistema e outros 30% para o Sisu 2019. Lembrando que a inscrição em uma modalidade não impede o cadastro na outra. Isso significa que o candidato tem três chances de ingressar em nossa instituição. Aqueles que quiserem utilizar a nota do Enem em nosso sistema deve fazer a inscrição no Processo Seletivo, escolhendo “Graduação – Enem”. Para isto, é preciso que o candidato tenha feito a prova do Exame Nacional nos anos de 2017, 2018 e/ou 2019. Para se ter uma ideia das 1.279 vagas de graduação disponíveis, cerca de 380 vagas estarão disponíveis na nova modalidade.

Para esclarecer dúvidas gerais, entre em contato com a Comissão de Processos Seletivos (Copese) do IF Sudeste: (32) 3257-4166 ou pelo e-mail copese@ifsudestemg.edu.br.

 Vagas e cursos em Rio Pomba

No IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba serão, ao todo, 700 vagas distribuídas entre cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. A novidade fica por conta da reabertura de turmas de cursos técnicos a distância (Meio Ambiente e Zootecnia). Eles são ofertados na modalidade ensino técnico subsequente ao ensino médio. Além deles, esta será a primeira vez que o campus ofertará a pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Web e Mobile. O curso também será ofertado a distância, tendo duração de 1 ano.

Confira abaixo a tabela completa de cursos:

Modalidade Cursos Número de vagas Turno Duração
Técnicos integrados Agropecuária 36 Integral 3 anos
Alimentos 40 Integral 3 anos
Informática 40 Integral 3 anos
Meio Ambiente 40 Integral 3 anos
Zootecnia 40 Integral 3 anos
Técnicos concomitantes / subsequentes Administração 40 Noturno 1 ano
Segurança do Trabalho 30 Noturno 1,5 ano
Serviços Jurídicos 40 Noturno 1 ano
Vendas 30 Noturno 1 ano
Técnicos subsequentes EAD Meio Ambiente 45 EAD 1,5 ano
Zootecnia 45 EAD 1,5 ano
Graduações Administração 16 (Prova); 12 (Enem) Noturno 4 anos
Agroecologia 16 (Prova); 12 (Enem) Integral 5 anos
Ciência da Computação 16 (Prova); 12 (Enem) Integral 4 anos
Ciência e Tecnologia de Alimentos 16 (Prova); 12 (Enem) Integral 4 anos
Ciência e Tecnologia de Laticínios 16 (Prova); 12 (Enem) Integral  4 anos
Licenciatura em Educação Física 16 (Prova); 12 (Enem) Integral 4 anos
Licenciatura em Matemática 16 (Prova); 12 (Enem) Noturno 4 anos
Zootecnia 16 (Prova); 12 (Enem) Integral 5 anos
Pós-graduações Lato Sensu em Desenvolvimento Web e Mobile 30 EAD 1 ano
Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos 9 Aulas às quintas e sextas – Integral 2 anos
Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal 11 Uma semana a cada 1,5 ou 2 meses de forma presencial 2 anos

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.