SÉTIMO ANIVERSÁRIO DO TERÇO DOS HOMENS TEM CELEBRAÇÃO ESPECIAL

O Padre Roberto Peluso celebrou nesta segunda-feira (05), às 19h, na Igreja Matriz de São Januário, missa em comemoração ao Sétimo aniversário de fundação do Terço dos Homens. O momento foi antecedido de adoração ao Santíssimo e a reza do Santo Terço. O celebrante enfatizou que todos os anos acontecem momentos especiais para marcar a data. O Sacerdote explicou que os homens que rezam atendem um pedido de Nossa Senhora de Fátima, rezando pela conversão dos pecadores e pela paz no mundo: “nós que estamos vivendo em tempos tão difíceis, a oração do Rosário vem exatamente a pedido de Maria para amparar às famílias, para amparar às nações e a conversão dos pecadores e a verdade todos nós somos pecadores”.

Foto: Felipe Oliveira

Padre Roberto Peluso fez questão de afirmar que o Santo Terço envolve toda a família, e lembrou que toda primeira segunda-feira de cada mês o Terço dos Homens é dedicado às famílias. Na ocasião é feita uma coleta de mantimentos que é destinada a Sociedade de São Vicente de Paulo. Portanto, é uma questão social, envolvendo os fieis, para com os irmãos vicentinos. Segundo o Padre Roberto Peluso, a maioria dos homens pertence aos vicentinos. Ele se diz feliz por isso: “isto é uma alegria para nós, para nossa paróquia e para a nossa cidade”.

Foto: Felipe Oliveira

João Batista Cardoso (Batata) foi dos primeiros a chegar assim que o Terço dos Homens foi fundado. Ele afirma que os tempos mudaram: “houve um tempo que rezar o Santo Terço era coisa só para as mulheres, hoje não; nós homens estamos engajados firmes nessa caminhada, louvando à Nossa Senhora e louvando a Deus pelo dom da vida”. Concluiu.

Há controvérsias na data de nascimento do Terço dos Homens. Segundo o Batata, ele tria nascido no dia 06 de fevereiro no Ceará, chegando a Ubá no dia 06 de agosto de 2012, portanto, há sete anos. Batata nos informou que o Padre Francisco era o Pároco da Matriz de São Januário na época, sendo um grande incentivador em consolidar à introdução do Terço dos Homens aqui na cidade, iniciando pela Paróquia de um dos Padroeiros do Município. Batata está no grupo desde seu início.

Foto: Felipe Oliveira

Edeir Pacheco da Costa, coordenador da Forania de Ubá. Ele visto pelos colegas como um ponto de equilíbrio dentro do grupo. Quanto alguém se exalta por alguma razão ele chega para acamar a situação. A opinião parece ser unânime. Edeir afirma que o Terço dos Homens tem essa finalidade, que é buscar famílias que estão dispersar para um convívio social e também mais perto da palavra de Deus. Segundo o Coordenador da Forania, Ubá hoje tem 20 grupos que rezam o Terço dos Homens, incluindo todas as Paróquias da cidade. O coordenador tem sob sua responsabilidade Guarari; Tocantins; Guidoval; Rodeiro e Ubá. Edeir manifestou sua alegria em participar do grupo, mas sabe que ainda há muito a ser feito no sentido de crescer o número de participantes, hoje, segundo os organizadores, gira em torno de 150 a 200 homens participantes.

Foto: Felipe Oliveira

José Maurício afirma que o compromisso não fica restrito apenas na Igreja Matriz de São Januário, mas eles visitam outras comunidades, levando oração e buscando aumentar a fé daqueles que mais necessitam, enfatizando que quando o foi fundado o terço em Visconde do Rio Branco, os homens daqui acompanharam todo o processo até ele se consolidar. José Maurício é um católico fervoroso: “o pai que leva um filho para a igreja jamais ele busca-lo em uma penitenciária”. Finalizou.

Foto: Felipe Oliveira

João Batista Calçado (Tista Calçado) afirmou que não troca esse compromisso por outro. O Tista é mais um fiel que está desde o início.

Foto: Felipe Oliveira

Gladstone Romanholi (Tony) é um dos responsáveis em conduzir com sucesso, como tem sido, o Terço dos Homens. Ele começou a sua caminhada após três meses do início. Tony tem um ponto de vista muito particular de ver essa relação do homem com a religião: “a religião é uma forma voluntária de você amar a Deus nesse plano terrestre, então o terço é uma das portas que a gente tem de acesso de amar a Deus e a partir daí acontecem muitas coisas, os homens se convertem, passando a rezar, tirando essa máxima do século antigo de que a religião era mais para as mulheres, porém, a salvação depende da gente, depende de cada um de nós …”. Destacou. Tony é outro que não troca o dia do Santo Terço por nenhum outro compromisso. Nosso entrevistado, provocado pelo jornalista, declarou de que as mulheres não estão proibidas de participar, destacando que o terço é das famílias.

O Portal Ubá News foi até a Igreja de São Januário e ouviu vários participantes que rezam o Santo Terço dos Homens!

 

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.