Câmara Municipal e FEMAC promovem solenidade do líder comunitário 2019

O evento tem a participação efetiva da Federação de Moradores das Associações Comunitárias dos Bairros, Distritos e Zona Rural de Ubá, MG – Femac, desde que foi instituído pela Câmara de Vereadores. A parti daí o Poder Legislativo passou a promover em parceria com a entidade.

A Câmara Municipal e Femac se colocaram à disposição das comunidades e das lideranças, durante quatro dias, promovendo palestras, encontros e debates no Plenário Lincoln Rodrigues Costa, infelizmente com acanhada participação. De 30 de julho a 02 de agosto. A Semana do Líder Comunitário 2019.

O Prefeito Municipal Dr. Edson Teixeira Filho se dirigiu aos homens e mulheres dos vinte bairros, nesta solenidade representados, que se destacam em suas respectivas comunidades. O principal mandatário do município também destacou a importância de cada um. Dr. Edson voltou a tocar no assunto da dívida do Estado com os municípios, lamentando e mostrando incertezas no recebimento desse montante. A dívida com os municípios iniciou no Governo Pimentel, mas continuou crescendo com o Zema. O Prefeito passou um tempo que lhe foi destinado a mostrar as obras que estão sendo realizadas em sua administração.

O Presidente da Câmara Municipal de Ubá vereador Jorge Custódio Gervásio manifestou sua satisfação em estar diante do Poder Legislativo na oportunidade. Destacou a parceria cada mais fortalecida a Femac. Jorge agradeceu à imprensa por divulgar os trabalhos da Casa Legislativa.

O Coordenador da Femac, Mário Ângelo Noé destacou a importância dessa solenidade, justamente no dia em que a entidade comemora os seus 26 anos de sua fundação. Depois de dissertar sobre um discurso de Charlie Chaplin, ele disparou: “o líder comunitário é aquele que vive para proporcionar da felicidade do outro e, principalmente, com todos ao seu redor, um líder cuida do presente para ter a certeza do futuro de paz, ele tem um papel decisivo”. Assim, Mário continuou proferindo palavras de exaltação ao um bom Líder Comunitário.

Confira trechos do discurso:

  • “Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar ou desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades.
  • O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma do homem… levantou no mundo as muralhas do ódio… e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido”.
  • Creio que a maioria de vocês já devem ter conhecimento desse texto. Mas eu fiz questão de trazê-lo agora, porque parece bem atual e propicio a esse momento. Talvez para lembrar a todos que o líder comunitário é aquele que vive para a felicidade do outro. É a pessoa que, em meio a tantos infortúnios, ainda encontra tempo para ajudar, para minimizar o sofrimento alheio. É a humanidade da qual o texto nos fala, a humanidade que dá sentido a vida, que nos torna empáticos, ou seja, nos colocar no lugar do outro. O líder é aquele que vai além, além da sua casa, se abre para a comunidade, se coloca a serviço de uma coletividade. Assim, através de seu trabalho, ele se livra do egoísmo que o aprisiona e se torna livre e capaz de trazer felicidade a outras pessoas.

    Cada um, de alguma forma se torna líder, na medida em que se propõe a ser um agente de transformação da sua realidade. Seja no seu bairro, na escola, na sua comunidade religiosa, na associação de moradores, ou seja, em qualquer lugar onde ele mostra sua capacidade proativa, sua criatividade, seu espírito solidário, sua ajuda. 

                                                      .

Fotos: Felipe Oliveira

Relação dos homenageados e suas respectivas comunidades:        

Líder Comunitário/Comunidade/Representante do Bairro

(01) Adilo Marcolino, Córrego Santo Anastácio, Maria Madalena Padovane Padi;

(02) Adriano Egídio Correia, Miragaia, Elias José Leôncio;

(03) Aldair Lopes, da Luz/Agroceres, Sebastião Fernandes Coutinho;

(04) Alexandra Aparecida Guimarães Freitas, Santana/Dico Teixeira, José Xavier Brandão Teixeira;

(05) Élida Alessandra Silva Feiras, Primavera, Cleidimar Marcolino Campos;

(06) Genito Pires do Amaral, Centro, Sônia Maria Jacob Rodrigues;

(07) Glauco Marco Campos Barbosa, Chiquito Gazolla, José Flávio Expedito;

(08) Hygor José Feital Burato, Vila Casal, Francisco da Silva;

(09) Ingryth Isabel Rodrigues da Silva, Nova Olinda, Maria Aparecida Teixeira;

(10) José Carlos Monteiro, São Domingos, Ademir de Paula;

(11) Luciano Rufato Teixeira, Paulino Fernandes, Odilon dos Reis Filgueiras;

(12) Luiza Helena Felomeno Gonçalves, São Mateus, Antônio Domingos Ximendes Trindade;

(13) Maria Aparecida de Moura Sperandio, Meu Sonho/Ponte Preta, Mangueira Rural, Januário Moreira Guiducci;

(14) Mirian de Paula Batista Dias, Antonina Coelho (Cohab), Aparecida Sônia Vidal Nicácio;

(15) Osmar Antônio da Silva, José Pires da Luz, Vivaldino Adriano das Graças;

(16) Padre Luiz Neto, Santa Bernadete, Maria Aparecida da Silva Rufato;

(17) Valtencir Pinheiro, Cristo Redentor, Andreia Teixeira da Silva;

(18) Valter Gregório Pereira, Schiavon, Darciana da Silva Andrade Ferreira;

(19) Vera Lúcia Cruz Costa, São Sebastião, Marta Mara Pereira Pinto;

(20) Vicente Martins Neto, Ubá Pequeno, Gilmar Moreira da Silva;

O Portal Ubá News acompanhou o evento!!!

 

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.