ACERVO DE CELIDÔNIO MAZZEI FICARÁ EXPOSTO ATÉ NO ANO NOVO

Celidônio Mazzei – 100 anos de arte fotográfica tem mais de 200 obras digitalizadas.

Celidônio Mazzei nasceu em 08 de dezembro de 1888 no vilarejo italiano de Lucciano, na Toscana. Mudou-se para o Brasil aos 36 anos de idade, acompanhado da esposa Adele e três filhos ainda pequenos. Estabeleceu-se na região de Guidoval, na época Sapé de Ubá, para trabalhar como colono. No entanto, conheceu a fotografia e se encantou por essa arte. A trajetória do fotógrafo é apresentada na exposição Celidônio Mazzei – 100 anos de arte fotográfica, no hall de entrada do Fórum Cultural de Ubá, onde irá permanecer até o início de janeiro.

Celidonio ainda foi pioneiro nos avanços tecnológicos no âmbito da fotografia na cidade mineira de Ubá. Foi o artista que trouxe para o estado as primeiras câmeras com iluminação artificial, além de ter feito uma das primeiras revelações fotográficas a cores no Brasil. Em 1968 recebeu o título de cidadão honorário de Ubá onde é o atual Patrono da cadeira nº 38 da Academia Ubaense de Letras. O fotógrafo exerceu sua profissão ininterruptamente por setenta anos. Faleceu na cidade de Ubá em 20 de maio de 1980.

O secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, esteve na cidade e prestigiou o evento. “O desejo nosso é tornar uma exposição itinerante”. Disse o secretário à nossa reportagem.

O Portal de Notícias Ubá News prestigiou o evento e conversou com as autoridades.

 
CELIDONIO MAZZEI – 100 ANOS DE ARTE FOTOGRÁFICA

Local: Fórum Cultural, Praça São Januário – Ubá –MG.

Horário: 14h às 21h

Informações: (32) 3539-6133

Entrada: Gratuita

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.