SÃO COSME E SÃO DAMIÃO É MOTIVO DE FESTA NO BAIRRO SÃO DOMINGOS

Há mais de 63 anos acontece uma festa de São Cosme e São Damião no bairro São Domingos organizada pela senhora Ângela Maria da Silva Teodoro (64), na rua Cabo Geraldo Pinto da Silva número 69, sempre em 27 de setembro de cada ano. Através de ajuda e patrocínio, Ângela faz alegria das crianças, pula-pula, pipoca, cachorro quente, bolo, doces, brincadeiras e carreta para passear na cidade, tudo preparado com carinho e dedicação, continuando a tradição de sua mãe que bem antes de seu nascimento, já existia o compromisso com a sua comunidade e adjacências. Nessa festa não tinha idade, eram desde crianças de colo até os idosos participaram, além de meninos e meninas.

São Cosme e São Damião.

27 de setembro lembramos de dois santos mais citados na Igreja: São Cosme e São Damião, irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente (Cilícia, Ásia Menor entre os séculos III e IV), e, desde jovens, eram reconhecidos por sua habilidade como médicos. Com a conversão, passaram a ser também missionários, ou seja, ao unirem a ciência à confiança no poder da oração, levavam para muitos a saúde do corpo e da alma.

Viveram na Ásia Menor, até que, devido à perseguição de Diocleciano, no ano 300 da Era Cristã, foram presos por serem considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista essa acusação, a resposta deles era sempre: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”

Diante da insistência dos perseguidores da fé cristã, com relação à adoração aos deuses, responderam: “Teus deuses não têm poder nenhum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”.

São Cosme e São Damião jamais abandonaram a fé cristã e foram decapitados no ano de 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.