Alunos do Caps promovem noite alegre com teatro no Cantinho do São Francisco

O Cantinho do São Francisco recebeu na noite de terça-feira (31), às 19h, o grupo teatral “Queira ou Não Estamos Aí” dirigido pelo ator Fabrício Sereno e com entrada franca. Alunos do CAPS foram os próprios personagens e apresentaram “Outro Lado a Performance”. O trabalho discute a fronteira do conceito de normalidade. Propõe uma reflexão, partindo do cotidiano do público, que acaba identificando-se com a singela realidade do indivíduo com sofrimento mental. Uma aproximação pela identificação.

Você conhece o Caps Sollero?

O Caps Guida Sollero foi criado em setembro de 1998 no município de Ubá/MG. Começou os atendimentos no bairro Palmeiras de município, atualmente ele esta localizado no bairro Jardim Glória.

Você sabe o que o Caps oferece?

Os Caps têm como objetivo oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários com transtorno mental pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

A tarefa de promover a reinserção social exigo uma articulação ampla, desenhada com variados componentes ou recusos da assistência, para a promoção da vida comunitária e da autonomia dos usuários dos serviços. Os Caps, nesso processo de construção de uma lógica comunitária de atenção à saúde mental, oferecem então os recursos fundamentais para a reiserção social de pessoas com transtornos mentais.

Os Caps são considerados estratégicos para o serviço em rede em saúde mental, no entanto, apesar de serem considerados pontos estratégicos não são os únicos primordiais neste serviço de rede, pois há outros serviços de atenção à saúde menteal que valem ser ressaltados e que devem participar desta rede que incluem a atenção básica, as residências terapêuticas, os ambulatórios, os centros de convivência, os clubes de lazer, entre outros. Pode-se dizer que todo problema de saúde é também – e sempre- mental, e que toda saúde mental é também – e sempre – produção de saúde, portanto é imprescindível um olhar e atuação ampla a esses sujeitos para um melhor tratar.

Atividades do Caps Guida Sollero:

Todos os profissionais envolvidos no serviço buscam realizar o acompanhamento clinico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários e para tanto buscamos principalmente o tratar através de um processo de produção de novas subjetividades entre os profissionais e usuários dos serviços de saúde, subjetividade entendida como a maneira particular de cada um de sentir, ver e estar no mundo, proporcionando uma prática de saúde mais humanizada. Dentre as atividades realizadas no Caps temos:

  • Reuniões de família;
  • Apoio as equipes de saúde e redirecionamento no tratar a saúde mental;
  • Projetos de confraternização como passeios e eventos;
  • Oficinas terapêuticas e sócio-educativas;

As oficinas terapêuticas são uma das principais formas de tratamento oferecido nos CAPS. Os Caps tem frequentemente, mais de um tipo de oficina terapêutica. Esssas oficinas são atividades realizadas em grupo com a presença e orientação de um ou mais profissionais, monitores e/ou estagiários e que podem ser práticas e educativas proporcionando o exercício e a prática da cidadania.

No Caps temos as oficinas terapêuticas expressivas como espaços de expressão plástica (pintura, argila, desenho, etc), expressão verbal (poesias, contos, leitura e redação de textos, de peças teatrais e de letras de músicas) e expressão musical (atividades musicais). Temos também as oficinas geradoras de renda que servem de instrumentos de geração de renda através do aprendizado de uma atividade especifica e que podem ser usadas como reinserção social fazendo com que os usuários apreendam e possam exercer estas até mesmo fora do Caps. Como oficinas geradoras de renda oferecidas no Caps temos: a culinária, costura, venda de roupas e acessórios em nosso bazar, artesanatos em geral – como pintura em tecidos, confecção de produtos em MDF e artesanatos em feltro.

Dentro das atividades sócio – educativas temos oficinas praticas como caminhada e futebol e também grupos de discussão relacionados a higiene e beleza, assembléias gerais e reuniões diárias denominadas “Bom-dia” onde os pacientes podem colocar suas opiniões e discutirmos práticas do serviço e também o exercício da cidadania e reinserção social que vai além do Caps e no qual precisam se colocar e podem exercer seus direitos.

 

Comente Aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.